TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RE: Fórum Da Unidade III

Ensaios: RE: Fórum Da Unidade III. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  1.889 Visualizações

Página 1 de 3

Pergunta 1

“... No processo de sua constituição cultural, deve-se levar em consideração, para a análise do papel do negro na sociedade brasileira, o estado cativo ao qual foi submetido, com toda a carga de violência decorrente do sistema colonial escravista e da igualmente violenta discriminação social posterior e ainda vigente, o que impedia que aquela cultura oriunda da África fosse posta como dominante numa sociedade onde o racismo era política de Estado. Contudo, constituiu-se em tão forte elemento cultural que pôde difundir-se largamente até mesmo na sociedade colonial, havendo permanências igualmente fortes desses traços presentes na atual sociedade brasileira.” (ZAGNI, Rodrigo Medina; “A contribuição do afro-descendente para a constituição cultural brasileira”; O Correio, Nov. 2002).

Ao ler o texto acima, que trata da contribuição dos afro-descendentes à constituição cultural brasileira, pode-se concluir que:

a.

A condição de cativo do africano transportado para a sociedade colonial brasileira não interfere nas relações culturais que se verificam com a cultura colonial européia.

b.

No período colonial, a cultura européia era entendida como superior em relação à cultura oriunda da África; contudo, apesar da relação de dominação que a cultura européia exerceu sobre a cultura africana durante o passado colonial brasileiro, sabe-se por meio da Antropologia Cultural que não existem sistemas culturais superiores e inferiores, senão diversos uns dos outros.

c.

As contribuições que deu a cultura africana para a constituição da cultura brasileira não se referem ao passado colonial, no qual a cultura européia do colonizador era dominante; mas se refere exclusivamente ao período posterior à libertação dos escravos em 1888.

d.

a carga de violência decorrente do sistema colonial escravista e da igualmente violenta descriminação social posterior e ainda vigente, não são critérios que determinem a condição de dominação exercida pela cultura européia no Brasil colonial.

e.

O racismo, política de Estado, impedia a cultura africana de contribuir de qualquer forma na constituição da cultura brasileira.

0,1 pontos

Pergunta 2

Segundo Arnold Spengler, o Homem não seria tal qual aquele das pinturas chinesas, ou seja, não estaria solto no espaço, como se estivesse caindo no nada. Com base nessa afirmação e pensando a dimensão cultural da existência humana, podemos concluir que:

a.

o Homem existe no meio geográfico; mais do que isso, retira desse meio o necessário a sua sobrevivência.

b.

o meio geográfico não infere nas dinâmicas culturais das sociedades, pois é o Homem, interagindo no convívio social, que constrói sua própria cultura sem interferência do meio.

c.

o meio geográfico determina a cultura em sua totalidade, sendo o Homem não produtor, mas receptor de uma cultura determinada apenas pelas condições materiais de existência.

d.

o Homem é autônomo e independente em relação ao meio geográfico; contudo, pode retirar dele o necessário para sua constituição cultural, conscientemente.

e.

o Homem é determinado pelo meio ambiente; logo, seus sistemas culturais são criados e partilhados apenas nos limites geográficos nos quais se inserem, ou seja, para cada território há uma cultura.

0,1 pontos

Pergunta 3

O etnocentrismo consiste:

a.

no suporte de transmissão dos códigos de conduta sociais, por meio dos padrões de comportamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com