TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Por:   •  8/5/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.357 Palavras (6 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

AMANDA LETICIA FERREIRA DA SILVEIRA – RA:448857

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

GRAJAU-MA

2016

AMANDA LETICIA FERREIRA DA SILVEIRA – RA:448857

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Relatório Apresentado ao curso de Serviço Social do Centro de Educação à Distância CEAD da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito obrigatório para o comprimento da disciplina de Estágio Supervisionado II.

GRAJAU-MA

2016

IDENTIFICAÇÃO

NOME DO ESTAGIÁRIO: AMANDA LETICIA FERREIRA DA SILVEIRA           

RA: 357184

CURSO: SERVIÇO SOCIAL

TELEFONE: (99) 98145-1647

E-MAIL: a_lesilveira@hotmail.com

NÍVEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: II

LOCAL DE ESTÁGIO: Centro de Referência de Assistência Social- CRAS.

ENDEREÇO: Rua São Sebastião, Nº 07 Bairro Expoagra Grajaú-MA. CEP: 65.940-000.

NOME DO SUPERVISOR ACADÊMICO: Ivanda Maria de Lima Cortez.

Nº DO CRESS: 2211 – MA 2º Região

NOME DO SUPERVISOR DE CAMPO: Ana Lúcia Almeida dos santos Batista.

Nº DO CRESS: 4373 – MA 2ª Região.

CARGA HORÁRIA: 150:00 INÍCIO:   /    /      TÉRMINO:   /   /  

SUMÁRIO

Digite o título do capítulo (nível 1)1

Digite o título do capítulo (nível 2)2

Digite o título do capítulo (nível 3)3

Digite o título do capítulo (nível 1)4

Digite o título do capítulo (nível 2)5

Digite o título do capítulo (nível 3)6

1-INTRODUÇÃO

2-ESTÁGIO SUPERVISIONADO REALIZADO NO CRAS (Centro de Referência de Assistência social) EM GRAJAÚ-MA.

 O Estágio Supervisionado II foi realizado no Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) na Cidade de Grajaú-Ma, Bairro Expoagra. O município de Grajaú-Ma localizado no Centro-Sul do Estado do Maranhão, integra os municípios de Arame, Barra do Corda, Joselândia, Sitio Novo e Tutum a micro-região do Alto Mearim, possui uma área de 7.408 quilômetros quadrados, com 418.284km de distância da capital do Estado São Luis. Está ligada a São Luis pela Br-226 e a MA-006, o município é considerado um dos vinte mais populosos do Maranhão, sua população de acordo com o censo de 2010, é de 62.093 habitantes.

O CRAS é uma unidade integrante do SUS destinada à prestação de serviços e programas sócio assistenciais de proteção de social básica às famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social em decorrência da pobreza, privação (ausência de renda e precário acesso aos serviços públicos) e de fragilidade dos vínculos afetivos e de pertencimento social. Também conhecido como “casa da família” é o espaço físico onde é ofertado e desenvolvido o Serviço de Atenção Integral às famílias (PAIF). O PAIF é o conjunto de ações que visam contribuir para a prevenção e o enfreamento de situações de vulnerabilidade e risco social; fortalece os vínculos familiares e comunitários, promovendo o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.

O CRAS de Grajaú-Ma tem importante papel na comunidade local, pois desenvolve alguns programas e projetos visando o apoio às famílias e indivíduos na garantia de seus direitos de cidadania, com ênfase no direito à convivência familiar e comunitária através do acolhimento, da escuta, de orientações, oficinas, palestras e encaminhamento e inclusão em serviços e programas como: Beneficio de prestação continuada (BCP), benefícios eventuais, Carteira do Idoso, Passe livre, programa Bolsa família, projeto Crescer com o CRAS, projeto de inclusão produtiva, projeto Natalidade com dignidade, Serviço de Convivência e fortalecimento de vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17 anos, serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para pessoas com deficiência. Dentre os programas e projetos oferecidos pelo CRAS identifica-se a eficácia dos mesmos junto à população de Grajaú-Ma  ambiente em que está inserido, porém destacam-se os projetos abaixo:

  • BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA (BCP)

De acordo com as LOAS (1993), o BPC é um beneficio que garante um salário mínimo ao idoso acima de 65 anos ou a pessoa com deficiência que comprovem não ter condições de prover sua própria subsistência e incapacidade para a vida independente e para o trabalho.

O requerimento do BPC pode ser realizado na Secretaria Municipal de Assistência Social que encaminha o usuário a uma agencia do INSS após agendamento prévio, através da Central de Atendimento no numero 135, para realização das pericias social e médica.

  • BENEFÍCIOS EVENTUAIS

De acordo com o Decreto n.6.307/07 e com a lei n.8.742/93 (LOAS), benefícios eventuais são provisões suplementares e provisórias prestados aos cidadãos e às famílias em virtude de nascimento, morte, situação de vulnerabilidade temporária e de calamidade pública, residentes no município e que possuam renda per capita igual ou inferior a ¹/4 do salario mínimo.

  • CARTEIRA DO IDOSO

A carteira do idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo 50% nas passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

  • PASSE LIVRE

É um programa do Governo Federal que proporciona a pessoas com deficiências e carentes, gratuidade nas passagens para viajar entre os estados brasileiros, com o objetivo e assegurar o respeito e a dignidade das pessoas com deficiência.

  • PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA

Programa instituído pela lei 10.836/04 e regulamentado pelo decreto nº 5.209/04 que transfere renda diretamente para as famílias pobres ou extremamente pobres como forma de garantir o direito à alimentação adequada, à educação, à saúde e à assistência social.

Verificou se algumas questões básicas como: Quem pode fazer parte do Programa Bolsa família? Identificou-se que têm direito ao benefício às famílias com mensal até 140,00 reais por pessoa e que fazem parte do cadastro único para programas sociais do governo federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (35.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com