TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA O MONGE, O EXECUTIVO E O ESTUDANTE LUBRIDIADO

Por:   •  29/8/2017  •  Resenha  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  329 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA DO TEXTO "O MONGE, O EXECUTIVO E O ESTUDANTE LUDIBRIADO"

ALMIR FERNANDES, GABRIEL CHEADE, ORQUIDEA SANTOS E THAÍS BARBOSA

        A aprendizagem é influenciada por diversos fatores que estão conectados de forma construtiva, influenciando o desenvolvimento nas mais diversas condições internas e externas do sujeito. Sendo a leitura, um dos mais valorosos fatores de formação e desenvolvimento do individuo. A importância da leitura repassada em sala de aula, ainda na educação básica, é fundamental para formação social do individuo, pois através da compreensão do que ler é que se desenvolve a capacidade de interpretar e dialogar com os próprios textos.

        O ato de ler abre as portas para o acesso ao mundo de possibilidades. O aluno ao longo de sua vida acadêmica terá acesso á diversos tipos de literatura, desde infantil, livros que ensinam linguagem oral e escrita, livros didáticos, tradicionais, técnicos, entre outros tipos de literatura utilizados no processo de sua formação.

        No mundo dos negócios e acadêmico um tipo de literatura em específico, denominado pop-management vem influenciando as tomadas de decisões dos acadêmicos e de gestores nas empresas, levando a um crescimento e popularização da literatura pop-management como meio de adquirir conhecimentos de técnicas e metodologias de gestão.

        O principal objetivo deste artigo é entender por meio do aluno, se o ato da leitura pode vir a ser um diferencial na sua formação como futuro gestor. Para esse entendimento se faz necessário a identificação dos tipos de literaturas mais utilizadas pelos alunos e seu hábito quanto a leitura. O foco na leitura do pop-management é justificado pelo crescimento e popularização deste nos negócios e no ambiente acadêmico e como este “fenômeno” pode influenciar os futuros gestores no seu processo de aprendizagem  como profissional e o uso positivo dessa literatura como incentivo a leitura.

        O artigo mostra a disseminação da indústria pop-management no âmbito organizacional, principalmente nas universidades, e como a proliferação da linguagem pop pode ter gerado a formação de estudantes com dificuldades no processo de leitura, ocasionando a sua dificuldade em distinguir livros populares de gestão, de livros esotéricos e de auto-ajuda. Além disso, aborda quais a consequências para esta incapacidade de diferenciação dos livros.        Para melhor entendimento da cultura pop, identifica-se o cenário em que ela surge, num mercado cada dia mais competitivo, exigente e instável, onde tem-se a necessidade de profissionais extremamente competentes. A indústria pop-management tenta aparecer como uma solução eficaz para a formação destes profissionais, um diferencial na formação profissional, que gera o desenvolvimento de conhecimento técnicos, teóricos e metodológicos de gestão de forma rápida, devido a sua linguagem de fácil compreensão.

        O artigo aborda a facilidade dos livros management sendo formadores de sua própria ineficácia. Apesar de a linguagem pop abranger diferentes áreas de conhecimento, ela destaca-se como análise superficial, deixando de lado conhecimentos de origem acadêmica e abarcando conhecimentos de senso comum relativos a experiência. Isto acarreta a maior probabilidade de produção de livros de gestão plagiados, sendo estes consumidos por educadores, educandos e pesquisadores.

        A literatura pop-management acaba sendo a forma mais fácil e rápida do leitor encontrar teorias, técnicas e metodologias de gestão por possuir uma linguagem clara e objetiva, porém a partir de um estilo de baixo caráter técnico, onde os leitores não possuem uma base teórica adequada no processo de aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com