TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA SOBRE LUTA DE CLASSES E MODA

Por:   •  27/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  3.915 Palavras (16 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 16

Centro Universitário Presidente Antônio Carlos - Campus Barbacena

Curso: Psicologia

Estudo Dirigido – 1ª Etapa

Alunos: Eduardo Henrique Marques de Oliveira, Ellen Márcia Ferreira Andrade, Fabiana Hordélia Oliveira  Gustavo Henrique de Freitas, Gabriela Viveiros Dornelas, Kamila Maurício Barros Mota, katyara Vitória Tavares da Silva, Letícia Freitas de Araújo, Luana augusta Lucinda de Moura, Mariza da Costa Pereira, Vítor de Paiva Vieira

Módulo: Topázio

Disciplina: Psicologia, Ciência e Profissão

Professor: Márcio Campos

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Prezados alunos,

Segue o 1º Estudo Dirigido da 1ª etapa da disciplina Psicologia, Ciência e Profissão, como atividade prevista da AECO – 02 horas do dia 11/03/2022. A atividade deverá ser realizada em grupos de 08 a 12 alunos e será avaliada em até 10,0 pontos, conforme pontuação atribuída a cada questão.

A data de entrega do trabalho será o dia 13/04/22, por meio de fórum específico na plataforma. Destaca-se que não serão aceitos trabalhos após esta data. Um representante do grupo deverá postar o trabalho em nome dos demais, indicando a composição do grupo. As referências bibliográficas indicadas são os textos utilizados na disciplina, conforme consta no plano de ensino/cronograma, e fontes complementares a serem pesquisadas. As referências bibliográficas utilizadas deverão ser apresentadas ao final do trabalho. Serão aceitas as referências bibliográficas atestadamente de fontes acadêmicas, tais como: livros, artigos, revistas e demais periódicos científicos. Já fontes como blogs, Wikipédia, sites de notícias e similares não serão consideradas e a questão que indicar tais referenciais será avaliada com nota “zero”. Destaca-se que a identificação de plágio, em qualquer questão, incorre em nota “zero” em todo o trabalho.  Cada questão deverá conter, no mínimo 12 e máximo de 20 linhas de resposta. Nas questões que são subdividas em A, B, C... o padrão de resposta deverá ser de 08 a 12 linhas por subitem. O trabalho deverá ser formatado utilizando a fonte Arial 11, espaço simples e texto justificado. As respostas deverão ser produzidas de forma sequencial, a partir do roteiro de perguntas indicado abaixo.

Para todas as respostas, obrigatoriamente, deverá conter uma citação curta de duas a três linhas no máximo. SEMPRE INDICADAS ENTRE “ASPAS” para não incorrer em plágio. Neste momento, não cobrarei redação conforme ABNT. Ao final, deixo um “exemplo” de como as respostas deverão ser produzidas.

Para além de um exercício, tal atividade tem como objetivos proporcionar reflexões sobre o conteúdo estudado e auxiliar na preparação para a avaliação da 1ª etapa da disciplina.

Questões:

  1. Caracterizar e diferenciar os saberes de senso comum e saberes científicos. Discutir sobre suas relevâncias e “locais” de aplicação. (0,75) 

R:        Caracterizar e diferenciar os saberes de senso comum e saberes científicos. Discutir sobre suas relevâncias e “locais” de aplicação. (0,75)

Sabemos que existem vários saberes no mundo, várias formas de conhecimento e em cada uma delas a suas próprias regras, mecanismos, características... dentre essas diversas formas de conhecimento está a ciência e o senso comum. Para um mesmo fenômeno diferentes discursos podem ser válidos visto que todo conhecimento e válido no seu meio em que é produzido, tudo vai depender do contexto a ser utilizado, ciência ou senso comum.

Principais características em comum da ciência e do senso comum é que ambas são formas de falar do mundo e ambas são práticas produtoras de saberes. Dito isso agora vamos as divergências entre elas; O senso comum não necessita de um método, enquanto a ciência necessita de um método preciso, como uma receita de bolo, ou seja, algo que possa ser replicado, que possa ser comparado, mensurado... em suma a ciência e um conjunto de conhecimentos baseados em métodos. Outra divergência entre essas duas formas de conhecimento e que o senso comum é superficial e baseado em experiências cotidianas segundo Bock em seu livro Psicologias uma introdução ao estudo da psicologia, página 17 “E é nessa tentativa de facilitar o dia-a-dia que o senso comum produz suas próprias “teorias”; na realidade, um conhecimento que, numa interpretação livre, poderíamos chamar de teorias médicas, físicas, psicológicas etc.” já a ciência trata-se de uma forma não-exclusiva, não conclusiva e não-definitiva de conhecimento sobre o homem e o mundo.

  1. Discorrer sobre a afirmação “A Psicologia possui um longo passado, porém uma curta história”. O que representa tal afirmação? Qual a importância de compreender a constituição histórica da Psicologia Enquanto Ciência e Profissão? (0,75)

R: A afirmação “A Psicologia tem um longo passado, mas uma curta história” de Hermann Ebbinghaus, quer dizer que a psicologia tem uma história antiga que teve seu começo quando o homem passa a se questionar ‘’quem sou eu?’’. Como sabemos a matéria-prima da psicologia é o homem e todas suas expressões visíveis e invisíveis, entre essas expressões a mente, marco em que começaram os estudos na antiguidade por Aristóteles. Na época a necessidade era conhecimento de si e a busca pela individualidade na interioridade humana, a complexidade do tema e falta de conhecimentos disponíveis não era possível entender a psicologia como ciência e profissão em toda sua complexidade. Com a afirmação de Hermann ele queria dizer sobre a psicologia ter começado a ser pensada na antiguidade é por isso ter um longo passado pré-científico e apenas em 27 de agosto de 1962 a psicologia ter sido reconhecida como ciência e profissão, tendo então poucos anos de história científica e reconhecimento. ‘’A psicologia é uma das mais antigas disciplinas acadêmicas e, ao mesmo tempo, uma das mais novas. O interesse pela psicologia remonta aos primeiros espíritos questionadores.’’ (SCHULTZ, 2005).

É de suma importância conhecer a história da psicologia, suas bases e os avanços que foram conquistados para a psicologia ser reconhecida como ciência e profissão, entender a história na totalidade e complexidade tendo suporte para nos posicionarmos frente ao mundo e a profissão que desempenhamos.

  1. Apresentar as bases filosóficas e fisiológicas que constituíram a emergência da Psicologia enquanto um campo científico, organizando os principais marcos em uma linha do tempo. (1,0)

  1. Sobre a institucionalização da Psicologia enquanto Ciência, apresentar e discutir: (1,5)

A)        Principais contribuições de Wundt para a Psicologia

A contribuição de Wundt para psicologia é indiscutível, sendo o mesmo o fundador da psicologia enquanto ciência fazendo com que a mesma começe a caminhar por si mesma e se desprenda da filosofia e da fisiologia, sendo assim reconhecida como uma ciência, como Psicologia, não esquecendo suas origens e de suas bases. Uma outra contribuição importante de Wundt é a criação do primeiro centro  Internacional de formação de psicólogos, em Leipzig, na Alemanha. Segundo Wundt “A criação de um laboratório possuía o objetivo de consolidar seu projeto de uma psicologia cientifica livre de especulações metafísicas a priori”. É notório a preocupação de Wundt desde do princípio da criação da psicologia enquanto ciência, fazer com que a mesma seja reconhecida e tenha status de ciência e nesse pequeno trecho ele deixa claro essa preocupação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com