TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "A classe operária vai ao paraíso"

Por:   •  7/11/2015  •  Resenha  •  588 Palavras (3 Páginas)  •  1.118 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Raisa Ramirez Medina Klein

Matrícula: 20141103022

Serviço Social – 4º período

Resenha crítica do filme “A classe operária vai ao paraíso”

O que mais chamou a minha atenção no filme “A classe operária vai ao paraíso”, foi a alienação do personagem principal, o Lulu.

O filme faz várias críticas sobre assunto, inclusive quando ele diz que produz uma peça mas não sabe para que serve, do que se trata e para onde vai.

Marx define isso em “O Capital” como: O trabalhador é estranho ao produto de sua atividade, que pertence a outro. Isto tem como consequência que o produto se consolida, perante o trabalhador, como um “poder independente”, e que, “quanto mais o operário se esgota no trabalho, tanto mais poderoso se torna o mundo estranho, objetivo, que ele cria perante si, mais ele se torna pobre e menos o mundo interior lhe pertence”.

É alienado também na maneira como trabalha na fábrica. Ele literalmente só trabalha – acha ótimo ser melhor que os outros operários – e esquece da relação social, pois se conversar vai produzir menos peças.

Outro ponto que ficou muito evidente no filme, foi a exploração da força de trabalho, com os operários “entrando no escuro e saindo também no escuro, sem ver a luz do sol”.

“Importa assinalar, antes de mais, que a acumulação de capital depende da exploração da força de trabalho (...) Ou seja, quanto maio a exploração da força de trabalho, maior será a mais-valia e a acumulação.” (NETTO, BRAZ. Economia política, p. 127)

Os capitalistas não ligavam se a classe trabalhadora não tinha uma vida social, uma família para cuidar, um tempo para lazer etc. Eles apenas pensavam na mais-valia e no dinheiro que ganhariam em cima daquelas “máquinas”, que foram no que os operários se tornaram.

“O objetivo da organização monopolista é duplo – obter lucros acima da média (lucros extraordinários monopolistas) e escapar dos efeitos da tendência à queda da taxa de lucro. Para isso, entre outros procedimentos, é necessário um incremento da exploração dos trabalhadores; o monopólio realiza de fato esse incremento”. (NETTO, BRAZ. Economia Política, p.188)

O trabalhador vira realmente uma máquina de trabalho nas mãos dos capitalistas, e não recebem nada a mais para isso. Se recebem uma esteira “para ajudá-los”, como no filme, com mais um processo de alienação os operários ficam felizes e trabalham mais e melhor, achando que o trabalho está sendo reconhecido. Enquanto isso o lucro sobe com a mais-valia.

“Novos processos de trabalho emergem, onde o cronômetro e a produção em série de massa são “substituídos” pela flexibilização da produção, pela “especialização flexível”, por novos padrões de busca de produtividade, por novas formas adequação da produção à lógica do mercado.” (RICARDO ANTUNES, Adeus ao Trabalho¿, p. 24)

No filme, podemos ver o tempo todo que cronometravam o trabalho de cada um, contadas em quantas peças produziam. Com a flexibilização, colocaram a esteira para “facilitar o trabalho dos operários”, mas na verdade era só para ser mais rápido, criar mais produtos e ter mais lucro.

Leo Huberman explica isso no livro História da riqueza do homem: As máquinas, que podiam ter tornado mais leve o trabalho, na realidade o fizeram pior. Eram tão eficientes que tinham de fazer sua mágica durante o maior tempo possível. Para seus donos, representava tamanho capital que não podiam parar – tinham de trabalhar, trabalhar sempre. Além disso, o proprietário inteligente sabia que arrancar tudo da máquina, o mais depressa possível, era essencial porque, com as novas invenções, elas podiam tornar-se logo obsoletas. Por isso os dias de trabalho eram longos, de 16 horas. (p.163)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com