TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHDO CAPITULO 7 SOBRE CONHECIMENTO

Por:   •  28/12/2020  •  Resenha  •  555 Palavras (3 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA

ANALISE DE CONTEUDO

Os autores iniciam este capitulo falando sobre as fontes de informação, que podem ser documentos  de várias natureza e também pessoas.

A informação é a base do trabalho de pesquisa,sobre ela o pesquisador estabelece o problemas e suas possíveis hipoteses e sua verificação,eles apresentam as fontes de informacoes, a seguir eles falam sobre estas fontes e as possíveis tecnicas e instrumentos de utilizados para as coletas de dados ,a seguir eles falam sobre os indicadores de hipoteses e suas variaveis.

Ao falar da base documental é citado o poder do documento,mostrando os vários tipos de documentos existentes podendo ser qualquer fonte de informação ou vestigio deixado pelo homem.

Os dados estatisticos  são de suma importância  na pesquisa documental e também por amostragem,usar a entrevista ou o teste como metodo.

Após a escolha das fontes de informacoes e analise dos dados o pesquisador averigua as hipoteses e suas possíveis causas e efeitos do seu problema de pesquisa.

De acordo com os autores documentos sonoros e visuais são portadores de informações destacando discos ,fitas ,fotos,filmes e videos; sendo que estes itens podem ser encontrads em bibliotecas, museus de imagem e cinemateca,lembrando que estes documentos apresentam uma dificuldade de transcrição maior, uma vez que deve ser analisada cada frase e imagem.

Alem da coleta de dados será preciso: coletar,analisar ,e separar quais dados seram utilizados pois pode ocorrer um grande número de informacoes,sendo preciso selecionar quais devem ser usados.

Também foi colocado a questão da população e amostra,onde é possível escolher alguns indivíduos, assim seria bom pesquisar a população atingida que deverá ser definida com precisão e delimitado o espaço,pois não é facil alcançar uma população inteira para realizar uma pesquisa,por isso escollhe uma amostra  representativa da população em estudo,para isso o pesquisador precisa ter visão critica e vigiar.

De acordo com os autores usa-se a amostra probalistica ou a não probalistica,sendo que a não probalisticaé mais simples,porém o pesquisador corre o risco de generalizar suas conclusões, não existindo a medição de toda a população.

Na amostra probalisticaa escolha é feita ao acaso sendo todos os elementos da população tem uma chance de ser selecionado,sendo possível calcular os possíveis erros de amostragem.

A  amostra por estrato é a mais requisitada,pois neste metodo se divide a população em estratos em função de dados e caracteristicas uteis ao objetivo de pesquisa.

Eles não entram nos detalhes das tecnicas e instrumentos matematicos uma vez que existem vários manuais,cabendo a nós escolher as múltiplas maneiras de formar uma amostra.

E a escolha será determinada em função das necessidades de hipoteses e das exigências de sua verificação.

Os autores põe de um lado os documentos e  vestigios escritos e do outro as pessoas que seram interrogadas.

Laville e Dionne (1999) destacam que a verificação da hipotese exige uma avaliação do grau de autonomia da fonte de pesquisa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (24.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com