TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO0 DO FILME SOMOS TODOS DIFERENTES

Trabalho Escolar: RESUMO0 DO FILME SOMOS TODOS DIFERENTES. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  9.874 Visualizações

Página 1 de 3

RESUMO – SOMOS TODOS DIFERENTES

“Taare Zameen Par” ou “Somos Todos Diferentes” é um filme indiano dirigido e produzido por Aamir Khan e Amole Gupte que foi lançado em 2007 e trata do drama familiar de Ishaan Awasthi, uma criança de 9 anos que sofre com dislexia e atravessa uma abrupta ruptura do seu mundo familiar ao ingressar num internato por não conseguir o rendimento escolar adequado e cometer o deslize de falsificar uma dispensa para justificar o dia que matou aula para passear pelas ruas. No internato Awasthi passa por um processo pedagógico violento que se mostra ineficiente no seu progresso escolar e paulatinamente molda-o como uma criança nervosa, sem auto-estima e confiança.

O filme que tem como mote a questão da educação começa mostrando a realidade de Awasthi que vive no seio de uma família de classe média na Índia onde cada membro da família tem uma determinada função e tenta cumpri-la com perfeição. O pai tenta ser um bom empregado para suprir as necessidades do lar, a mãe trata dos afazeres domésticos e da condução das crianças enquanto que o irmão mais velho de Awasthi dedica-se seriamente aos estudos e torna-se o melhor aluno da sala em todas as disciplinas. É neste cenário que Awasthi destoa de sua família, além do mau desempenho escolar ele também tem dificuldades em realizar tarefas fáceis como amarrar os cadarços dos sapatos, escovar os dentes ou pegar um ônibus, sua falta de atenção e a imaginação fértil lhe tiram a atenção em “debates com borboletas” ou em desenhos e pinturas.

No internato Awasthi sente a separação do núcleo familiar, sente a pressão e a violência do modelo educacional da escola e não avança nas disciplinas regulares deixando de pintar e exercitar a imaginação. Embora não esteja implícito é possível perceber que o jovem de 9 anos em questão passa por um processo de interiorização da idéia de desapego da própria vida.

Awasthi interioriza a idéia de desapego da própria vida, contudo o ingresso do professor substituto de artes na escola mudaria completamente a história do jovem artista de 9 anos. O novo professor utiliza de métodos pedagógicos diferenciados e inclusivos a fim de que os alunos se sintam mais livres e leves para poderem desenhar e pintar sem o peso das exigências metódicas. Ao perceber que seu jovem aluno não se interessa por pintura e ao perceber o comportamento distante e nervoso ele inicia uma investigação sobre o histórico escolar de Awasthi e visita sua família, após juntar as peças desse quebra-cabeças ele diagnostica Awasthi com dislexia e pede permissão a direção da escola para ter uma atenção diferenciada com o garoto no intuito de estimular seus dotes artísticos e ensiná-lo disciplinas básicas entendendo que ele compreende os estudos e o mundo com compreensão diferentes de todos os outros alunos.

O ponto alto do filme é o momento que o professor substituto consegue com o apoio da direção da escolar realizar um concurso de pintura que envolve além de todos os estudantes, os demais professores. Neste momento todos compartilham de uma mesma pratica artística e se integram de forma mais harmoniosa no ambiente educacional. Neste concurso o jovem Awasthi vence com a mais bela pintura e tem sua obra estampada no anuário da escola, seu rendimento escolar muda completamente e o reencontro com sua família

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com