TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recrutamento E Seleção De Pessoas

Casos: Recrutamento E Seleção De Pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  4.748 Palavras (19 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 19

Um bom processo de Recrutamento e Seleção é uma necessidade cada dia mais estratégica e complexa para as organizações. O processo de seleção é essencial para o sucesso de uma empresa, pois é através dele que as organizações podem identificar talentos com potencial para fazer a diferença em um mercado cada vez mais competitivo.Para responder ao tema da pesquisa foi definida a seguinte questão norteadora: Qual a importância do Recrutamento e seleção para as organizações?

O grande desafio atual é a condução do processo de seleção para evitar falhas e o fracasso do processo. A falta de critérios e instrumentos adequados é um dos principais motivos deste fracasso, e na maioria das vezes, pode gerar grandes perdas financeiras. Isso sem falar sobre os custos que enganos como estes podem causar com relação à perda de tempo ou de clientes.

Toda organização vive de seus resultados e esses são gerados através de seus colaboradores, que precisam estar comprometidos com a organização e identificados com sua posição de trabalho. Sendo assim, evidencia-se a importância de um recrutamento e seleção eficaz e eficiente, que possa identificar a pessoa certa para o lugar certo.

Num processo seletivo se avaliam o candidato de uma forma global, verificando suas experiências, habilidades, competências, e também o seu comportamento frente algumas situações que poderá vivenciar em seu novo trabalho. Mas antes de tudo, é preciso avaliar o candidato como pessoa, suas vivências, seus valores, pois todos antes de sermos profissionais, somos pessoas! E isto traz a humanização e credibilidade ao processo seletivo.

Um bom processo seletivo traz em suas diretrizes o respeito com os candidatos, boas técnicas de seleção, muita atenção, percepção aguçada e preparação do selecionador, para poder identificar os candidatos com potencial para cada tipo de vaga e empresa, pois não adianta o candidato apenas apresentar competências técnicas para a vaga, é preciso analisar se ele possui os mesmos valores e comportamentos desejáveis que a organização que está buscando este profissional. E para isso o selecionador precisa estar com o perfil da vaga e da empresa contratante muito bem definido.

Mais do que nunca, contratar e reter talentos é, hoje, um processo que exige muito profissionalismo. Afinal, ele também funciona como um cartão de visitas da empresa diante do candidato. Se ele for entrevistado por um selecionador despreparado, que não entenda a filosofia, e a cultura da organização e que esteja mais preocupado em oferecer quantidade do que qualidade, certamente, o candidato vai perceber e pode divulgar esta imagem distorcida, e poderá até mesmo desistir do processo seletivo. Portanto, o selecionador tem papel fundamental num processo de recrutamento e seleção.

O recrutamento e seleção é extremamente importante e deve trazer excelentes resultados para a empresa contratante e também para o novo colaborador. Porém, por melhor que seja a seleção, o candidato que for contratado precisará de um acompanhamento para se adaptar á nova empresa, cargo e equipe de trabalho, integração, etc., mas esse é um assunto para uma próxima conversa.

Com a consciência de que não dá para acertar sempre, pois o ser humano é muito complexo e encontrar talentos não é fácil, acreditamos que, um trabalho sério, que possua como foco a qualidade na gestão de recursos humanos, possa atingir o objetivo máximo de tornar sua empresa competitiva e lucrativa.

As empresas atualmente estão sempre em busca de melhores resultados, maior qualidade e os melhores serviços prestados, ou seja, um bom desempenho profissional. E isto só possível com pessoas qualificadas e bem treinadas, onde que estas irão deixar todos os dias mais satisfeitos,aumentando a lucratividade da empresa e desenvolver técnicas pessoais e profissionais.

É importante que o colaborador saiba o que está fazendo, como está fazendo e por que está fazendo. Isso faz com que o colaborador saiba sua importância dentro da organização. Como visto o profissional de recrutamento e seleção precisa saber identificar durante os processos seletivos, as reais competências que as organizaçõesestão procurando em um novo funcionário.Para tal precisa desvendar as potencialidades dos candidatos, mesmo que estas ainda não tenham sido desenvolvidas, precisa sentir se o candidato se adequará à cultura da empresa, caso contrário suas chances de não se adaptar aquele ambiente são muito grandes.

Toda empresa procura destacar entre seus concorrentes e não basta apenas possuir máquinas e equipamentos de última geração, deve contar com colaboradores bem capacitados e adequados para desempenharem seus cargos e funções de maneira eficiente, buscando sempre a eficácia organizacional.

O objetivo Geral da pesquisa é: Aumentar o desempenho de cada colaborador, desde que o mesmo venha desempenhar suas atividades com eficiências e eficácia, contribuindo para o desenvolvimento e crescimento da empresa.

Para responder ao objetivo geral foram desenvolvidos os objetivos específicos:

- Diagnosticar aqueles que necessitam de melhorias durante o processo de realizações de suas tarefas.

- Avaliar os colaboradores perante suas qualidades, identificando o que precisa ser melhorado e mudado.

- Identificar em alguns, talentos que possam ser aproveitados.

2 REFERENCIAL TEORICO

2.1 A IMPORTÂNCIA DO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES

Atuando em um cenário de constantes mudanças, as organizações vêm percebendo que o diferencial da competitividade é o seu capital intelectual conhecimento da força de trabalho integrado às praticas de gestão, transformando-o em competência organizacional. Isso somente é possível para as organizações que estimulam e investem no desenvolvimento de seus colaboradores e criam oportunidades para seu crescimento profissional.

Pessoas e organizações convivem em um interminável processo dialético, estão juntas em continuo e interativo processo de atrair uns aos outros. Da mesma forma como os indivíduos atraem e selecionam, as organizações procuram pessoas e obtém informações a respeito delas para decidir sobre o interesse delas para decidir sobre o interesse de admiti-lo ou não.

“A comparação das características individuais com opropósito de escolher a pessoa mais adequada paraexercer determinado cargo, função ou atividades,não é privilégio dos tempos atuais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com