TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes Sociais na Educação

Por:   •  19/10/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.706 Palavras (7 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CRIXÁS – UEG

TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES

Redes Sociais na Educação

Crixás, 2014

DÍEIMY MAYARA RIBEIRO da Cunha

                

Redes Sociais na Educação

Pré-projeto de pesquisa apresentado em cumprimento parcial às exigências do Curso Tecnologia em Redes de Computadores Universidade Estadual de Goiás – Câmpus Crixás, como pré-requisito à obtenção do diploma de graduação.

                                                           Orientador: Carlos Júnior

 

 

                                                   Crixás, 2014



TEMA

       O impacto das Redes Sociais na Educação.

DELIMITAÇÃO DO TEMA

A utilização do Facebook como Ferramenta Pedagógica.

PROBLEMA

  • Como utilizar o facebook a favor da educação?
  • De que forma os professores podem utilizar o facebook  dentro do ambiente pedagogico?
  • Quais são os benefícios que a plataforma do facebook pode proporcionar aos alunos?

HIPÓTESES

É visível o domínio das redes sociais sobre a sociedade contemporânea (mundo globalizado), principalmente os estudantes que ficam interligados aos computadores boa parte do dia, independente dos ambientes virtuais serem ou não voltados para o entretenimento. Provavelmente a união do Facebook e educação está sendo algo inovador, pois proporcionará um aumento de produtividade nas atividades realizadas em sala.

É necessário que a inclusão do Facebook no ambiente educacional seja feita de forma criativa pelo professor, para que o aluno sinta-se motivado a aprender.

Há várias maneiras que a plataforma pode ser aplicada dentro da sala, a criação de uma página para uma determinada turma permite que o professor compartilhe novas formas de aprender de forma rápida e eficaz, dando a oportunidade a seus alunos para que eles apresentem e discutem sua ideias, a fim de obter um maior conhecimento.

Alguns pontos positivos encontrados nessa nova forma de aprendizado são as ferramentas presentes nesse aplicativo, como por exemplo o “Meu Calendário” e “Eventos”, neles podem ser postados atividades recreativas, divulgados  datas de entrega de trabalhos e de provas a serem aplicadas. Outro aliado é o Chat, um fator de grande relevância, pois mantém o contato entre aluno e professor para o esclarecimento de dúvidas diárias.

Com base nessa forma de ensino, o mestre irá se familiarizar com os estilos inovadores de aprendizagem digital, obtendo um elo maior entre professor/aluno.

            Nota-se que as redes sociais vêm dominando a sociedade contemporânea (mundo globalizado), principalmente os estudantes que mantêm-se conectados 24 horas por dia, independente dos ambientes virtuais serem voltados para o entretenimento, certamente a adaptação do Facebook na educação está sendo algo inovador, pois =proporcionará um incentivo maior nas atividades a serem realizadas em sala.

      A utilização do Facebook por parte do pedagogo deve acontecer de forma que o aluno sinta-se motivado em aprender.

Há várias maneiras que a plataforma pode ser aplicada dentro da sala, a criação de uma página para uma determinada turma permite que o professor compartilhe entre os educandos, recurso de ensino economizando tempo e aumentando a interação dos alunos dentro da sala de aula. Além de oferecer aos alunos a oportunidade de apresentar as suas ideias, conduzir discussões on-line e colaborar de forma efetiva.

      Os aspectos benéficos proporcionados aos estudantes consistem propor por meio do “Meu Calendário” e “Eventos”, onde poderá ser divulgado tais atividades como: eventos comemorativos, divulgação de datas de entrega de trabalhos e avaliações a serem realizadas. Sem dúvida o Chat também é outro fator de grande relevância para o aluno se interagir com os professores, para o esclarecimento de dúvidas diárias.

     Diante disso o educador se familiarizará com os estilos inovadores de aprendizagem digital dos seus alunos, proporcionado uma maior interação entre professor/aluno.

JUSTIFICATIVA

O interesse sobre esse tema surgiu pela observação feita ao uso do Facebook, pelo grande acesso de usuários (crianças, adolescentes, jovens e adultos), sendo assim, é de suma importância utilizá-lo em meio a educação.

             No desenvolvimento do tema foram feitas problematizações acerca de como as inovações tecnológicas estão próximas as pessoas envolvidas com a educação. Foram colocados os benefícios tragos ao professor quanto para o aluno.

  Partindo dessas problematizações acima, traçou-se as hipóteses da aplicação dessa nova plataforma de interação em sala de aula.

O foco deste trabalho é possibilitar aos educadores uma nova visão em relação as ferramentas tecnológicas em sala de aula a seu favor, com a intenção de associar a rede social (Facebook) na aprendizagem.

        O interesse sobre esse tema ocorreu por ter observado o grande uso do Facebook pelas pessoas (crianças, adolescentes, jovens e adultos), assim sendo torna-se necessário pensar em sua utilização também na educação.

             Para o desenvolvimento do tema foram feitas problematizações acerca de como as inovações tecnológicas estão próximas as pessoas envolvidas com a educação. Foram colocados os benefícios trazidos para o professor quanto para o aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (141.9 Kb)   docx (18.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com