TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relato Sobre Agente Comunitário de Saúde

Por:   •  20/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Relato sobre Agente Comunitário de Saúde

Link para o vídeo

Título

Problemas de saúde emergentes: o Agente Comunitário de Saúde diante de novas formas de aprendizagem

Apresentação pessoal

Meu nome é Silvia e eu sou profissional de comunicação na área de saúde pública. Conforme fui conhecendo melhor o Sistema Único de Saúde (SUS), percebi que o Agente Comunitário de Saúde é o trabalhador central da Equipe de Saúde de Família e que é estratégico para a plena implantação da Atenção Primária à Saúde.

Ele é central em muitos sentidos.

A começar pelo requisito para atuar como ACS: que seja morador do local onde trabalha, assim tem conhecimento sobre a população e sobre o território onde se articula. Sabe das particularidades locais e tem a vivência do ambiente.

A qualificação e a prática do ACS incluem diferentes aspectos da vida, indo além da saúde: como questões sociais, econômicas, psicológicas, físicas - sempre atento às mudanças.

Essa formação representa uma diferença do ACS em relação à formação médica.

Em sua função de coletar informações sobre o ambiente da família, o ACS trabalha em contato com as pessoas, em interação constante com a busca coletiva de soluções para os problemas.

Sua atuação está ligada à promoção da saúde, não centrada na assistência hospitalar.

Ao enxergar cada cidadão no ambiente da família ou da comunidade, a ação do ACS é centrada na pessoa e discutida com a equipe de Saúde da Família para os encaminhamentos necessários.

O cuidado prestado pelo AACS tem caráter preventivo e não curativo.

Diante da função estratégica do ACS como principal interlocutor das famílias, o grupo de pesquisa de Tecnologias Interativas em Saúde, coordenado por Nilton Bahlis dos Santos, se perguntou em que medida os ACSs utilizam essas tecnologias para facilitar e agilizar sua prática. Especialmente, em um momento de doenças emergentes como Zika e Chicungunha, pouco ou nada conhecidas pelos profissionais de saúde quando surgiram.

De que forma o ACS precisa ir além da orientação institucional e engendrar novos formatos e estratégias que deem conta das novas necessidades de saúde surgidas com essa emergência?

A dinâmica da atividade profissional em Saúde apresenta desafios que demandam respostas rápidas.

Em alguns casos, a maior complexidade dos desafios para o cotidiano é incompatível com os processos institucionais.

O presente projeto de pesquisa vai além da identificação e inclui a disseminação das formas de aprendizagem indutoras de iniciativas adotadas pelo ACS, para compartilhamento entre os profissionais e a comunidade.

Pressupõe, ainda, que as iniciativas sejam inovações surgidas no âmbito da prática, passíveis de serem replicadas para outras equipes.

Especialmente quando surge uma epidemia viral desafiadora do conhecimento científico, como acontece na atualidade com essas infecções e seus desdobramentos – como o caso da artrite de longa duração que pode vir depois delas.

Sabemos que o ACS tem potencial para mudar o sistema, como sujeito envolvido na prática de saúde!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com