TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio De Observação De Criancas De 0 A 3 Anos

Artigos Científicos: Relatorio De Observação De Criancas De 0 A 3 Anos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  6.765 Palavras (28 Páginas)  •  8.519 Visualizações

Página 1 de 28

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

DEPARTAMENTO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

CURSO DE ECONOMIA DOMÉSTICA

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

PROFESSORA: FÁTIMA SAMPAIO SILVA

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA

DE

ZERO A TRÊS ANOS

Equipe:

Alexsandra Florêncio

Maria Cleane Ricardo Rosiana Alves Silvino

FORTALEZA-CE

2012

ALEXSANDRA FLORÊNCIO

MARIA CLEANE RICARDO

ROSIANA ALVES SILVINO

RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO DA CRIANÇA

DE

ZERO A TRÊS ANOS

Relatório de apresentação ao curso de Economia Doméstica no Departamento de Economia Doméstica da Universidade Federal do Ceará (UFC),para recebimento de nota da disciplina de Desenvolvimento da Criança-Semestre 2012.1,tendo como professora Fátima Sampaio Silva.

FORTALEZA-CE

2012

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui desenvolvido tem como objetivo a observação de crianças de zero a três anos de idades, visando à observação dos desenvolvimentos: físico, sensoriais, psicomotor, intelectual e o desenvolvimento psicossocial. Durante a realização da pesquisa procuramos fazê-la dentro da perspectiva naturalista, sem interferir nas ações ou atividades da criança.

A creche escolhida para a realização de nossas observações denomina-se: Creche-Escola Espaço Vida, localizada em Fortaleza na Rua: Pedro de Queiroz, nº 532 no bairro Parquelândia.

É uma escola com total de 350 alunos onde na parte superior funciona o ensino fundamental e no térreo, a creche de tempo integral, onde as crianças passam o dia todo fazendo atividades recreativas e educativas, dormem e se alimentam. A creche-escola é um ambiente muito bem estruturado, elegante e confortável.

O seu espaço físico é composto por decorações de cores variadas (verde, amarelo, vermelho, azul e entre outras), os cômodos são divididos por faixa etária, o nosso ambiente de observação era composto por uma sala que era dividida em duas, que eles a denominavam de sala xadrez (por causa da cerâmica que era preta e branca) e de parquinho (que era constituído por um tapete em forma de quebra-cabeça, onde ficava um “playground” colorido e um escorregador, essas duas salas eram divididas por um cercadinho colorido); havia uma sala de refeições e o banheiro que era adaptado para o tamanho das crianças.

As mobílias eram todas adaptadas para as crianças: as mesas, as cadeiras, estantes entre outras. Havia pinturas nas paredes, gravuras que representavam a natureza como flores e animais, além dos trabalhos de pinturas e colagens desenvolvidos pelas crianças. Havia também fotografias deles mesmos com o objetivo de incentivar o auto-conceito, de reconhecerem a si e aos colegas. Os brinquedos eram bastante coloridos e grandes para chamar a atenção das crianças.

A equipe responsável pela turma que escolhemos era: Ana, graduada em pedagogia (UFC) e a recreadora Raquel, que cursou apenas o ensino médio completo, elas eram educadoras do Infantil II e cuidavam da educação de 16 crianças, dentre elas o nosso observado.

Pedro Augusto Uchoa de Albuquerque, que tem dois anos e um mês de idade, ingressou na creche com seis meses de idade, nasceu no dia primeiro de março de dois mil e dez, os nomes dos seus pais são: Ivanildo Uchoa e Silvia Uchoa de Albuquerque, seu pai é formado em Engenharia e sua mãe é formada em Enfermagem. Desse modo, observamos de acordo com os conhecimentos adquiridos em sala de aula por meio da leitura de textos, focalizando o desenvolvimento infantil na fase em estudo.

2. RELATÓRIO DAS OBSERVAÇÕES

2.1 1° DIA DE OBSERVAÇÃO

Ao chegarmos à creche nos apresentamos à coordenadora da instituição e em seguida falamos sobre o nosso trabalho de observação. Ela nos atendeu prontamente e nos deixou à vontade para escolhermos a turma na qual íamos iniciar o nosso trabalho.

Chegamos à sala do infantil 2 onde todas as crianças estavam sentadas no chão do salão xadrez assistindo a um desenho animado na televisão. O nosso observado, Pedro Augusto, estava sentado no colo de uma das professoras, enquanto Ana, professora responsável pela turma da manha, nos apresentava os demais alunos. Procurávamos uma criança que estudasse na creche em tempo integral e que estivesse dentro da faixa etária de 2 a 3 anos de idade para assim avaliarmos suas atividades e interações ao longo do dia.

Enquanto conversávamos com Ana, Pedro nos olhava atentamente e sorria de forma acanhada. Ele era um dos alunos mais novos da turma, tinha 2 anos e um mês de idade,ficava na escolinha o dia todo e já estava lá desde os seis meses de idade. Após o escolhermos nos sentamos no chão do salão, enquanto a professora contava uma historinha: “O Grilo e a Lua”.

A princípio Pedrinho demonstrou ser uma criança quietinha, calma, acanhada, porém aos poucos começava a dar sinais de extroversão, como correr, dar pequenos saltinhos e falar alto.

Enquanto a professora Ana contava a historinha Pedro deitou-se no chão, abaixou a cabeça entre os bracinhos em seguida voltou olhar para nós com vergonha e tornou a abaixar a cabeça. Ele fez esse movimento quatro vezes em seguida movimentando as duas pernas. Virou-se ficou em pé prestando atenção na historinha em seguida sentou-se observando.

Uma menina chamada Isadora se aproximou ficou do nosso lado, Pedrinho então veio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.2 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com