TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio documentario bebes

Por:   •  18/5/2016  •  Resenha  •  993 Palavras (4 Páginas)  •  412 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DA REGIÃO DE JOINVILLE- FURJ[pic 1]

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE – UNIVILLE

Departamento de Psicologia

Disciplina Psicologia da Personalidade

1 Explique os aspectos distintivos entre pulsão e estímulo propostos por Freud.

Segundo Freud a pulsão seria um estímulo para o psíquico, mas não devemos igualar os dois. Existem outros estímulos psíquicos além das Pulsões, e que se comportam aos estímulos fisiológicos, Freud (1999) cita o exemplo que diz “uma luz forte incide sobre o olho, isso não é um estímulo pulsional; mas seria, se a secura da garganta é perceptível ou a acidez do estômago”

O estímulo é fisiológico, porém age no psíquico, a pulsão provem do interior do próprio organismo. O estímulo é uma força motora momentânea, ao contrário da pulsão que se faz constante.

2 Explique os componentes da Pulsão e exemplifique por meio de uma situação.

A pulsão aparece como um conceito limite entre o psíquico e o somático, seus componentes são:

Fonte - É onde surge à necessidade, a fonte surge no corpo (somático), que ocorre em um órgão ou parte do corpo, cujo estímulo vem do psíquico, representado por uma pulsão.

Meta - Satisfação, reduzir a necessidade que temos de que uma ação que não seja mais relevante, jamais é anulada só aumenta e diminui.

Pressão - Quantidade de energia para proporcionar a força, com o objetivo de que a pulsão faça-se satisfeita. Freud define a pressão como o elemento motor da pulsão que impele o organismo para a ação específica responsável pela eliminação da tensão.

Objeto - Aquele ou por meio dele que consigo satisfazer minha meta.

Um bom exemplo seria: Minha fonte sou eu estar acima do peso, minha pressão será querer emagrecer, a minha meta é ficar magra, o meu objeto é a academia.

3 O que são pulsões de auto conservação e pulsões sexuais?

Pulsões de auto conservação ou pulsões do ego são necessidades e exigências ligadas às funções corporais, indispensáveis ao ego. São pulsões de sobrevivência (por este motivo precisam ser satisfeitas, exemplo fome e sono) e regem o princípio da realidade. Estas pulsões não são objetos relevantes de estudo para a psicanálise, esta se aprofunda no estudo das pulsões sexuais.  

As pulsões sexuais são numerosas, provêm de múltiplas fontes orgânicas, agem independente uma da outra com a finalidade de alcançar o prazer do órgão e quando reunidas em uma síntese ficam a serviço da função reprodutiva. As pulsões sexuais estão ligadas as pulsões do ego e regem o princípio do prazer.

4 Quais os destinos enunciados por Freud? Explique – os.

Inversão em seu contrário – distingue-se em dois processos diferentes: na mudança de uma pulsão da atividade para a passividade e na inversão de conteúdo. Exemplos do primeiro processo são os pares de opostos sadismo masoquismo e voyeurismo-exibicionismo. A inversão diz respeito apenas às finalidades da pulsão; para a finalidade ativa (torturar, observar), coloca-se a finalidade passiva (ser torturado, ser observado). A inversão de conteúdo encontra-se no caso da transformação do amor em ódio.

Volta contra a própria pessoa – pode ser esclarecido através da idéia de que o masoquismo é um sadismo dirigido contra o próprio ego, a exibição inclui o observar do próprio corpo. A observação analítica não deixa qualquer dúvida de que o masoquista frui a agressão contra sua própria pessoa e o exibicionista, o desnudamento dela. O essencial no processo é, portanto, a mudança do objeto em uma finalidade que não se alterou.

A volta contra a própria pessoa e a mudança de atividade para a passividade nesses exemplos encontra-se ou coincidem: o sadismo consiste em uma atividade violenta contra o outro, sendo esse um objeto controlado. Este objeto é abandonado e substituído através da própria pessoa. Com a volta contra a própria pessoa, realiza-se também a transformação da finalidade pulsional ativa em passiva. Então procura-se novamente uma pessoa alheia como objeto, e como consequência da transformação da finalidade ocorrida, o outro é procurado para exercer o controle

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com