TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório do Estágio Curricular Obrigatório

Por:   •  7/9/2023  •  Pesquisas Acadêmicas  •  9.414 Palavras (38 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1][pic 2][pic 3]

SOCIOLOGIA

 

Discente: Tamyres Eidt Fernandes.

Relatório do Estágio Curricular obrigatório

II: Ensino Médio

Barra do Garças- Mato Grosso

2022

Discente: Tamyres Eidt Fernandes.

Relatório do Estágio Curricular obrigatório

II: Ensino Médio

[pic 4]

                                                                 

Barra do Garças- Mato Grosso

2022

Sumário

1.INTRODUÇÃO        4

2.LEITURAS OBRIGATÓRIAS        5

3.ANÁLISE DO PLANO DE TRABALHO DOCENTE        7

4.ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS        10

5.ELABORAÇÃO DE ATIVIDADE UTILIZANDO RECURSO DIDÁTICO DE APOIO ESPECÍFICO PARA A ABORDAGEM DOS TEMAS CONTEMPORÂNEOS TRANSVERSAIS        11

6.ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA        13

7. ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR        14

8. ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA        16

9. ELABORAÇÃO DO RELATO DA OBSERVAÇÃO        17

10. PLANO DE AULA        19

11. APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA PARA O PROFESSOR        28

12.RELATO DE REGÊNCIA        29

13.CONCLUSÃO        35

14.REFERÊNCIAS        37

        

1.INTRODUÇÃO

A ideia central do relatório de estágio está relacionada à experiência de estágio
vivenciada na Escola Estadual Norberto Schwantes em Barra do Garças. O estágio supervisionado é uma atividade de suma importância para os estudantes de licenciatura em Sociologia, uma vez que por meio dos temas estudados e observados, mediante aos conhecimentos adquiridos, é possível que se reflita a respeito da realidade e atuação do educador em diferentes esferas dos setores escolares, no que se assemelha teoria e prática. Devemos pensar o estágio para além do cumprimento de uma carga horária, mas este no cotidiano mostra-se como um complexo contexto do qual
é preciso ter entendimento tanto das perspectivas pedagógicas, perpassando
transversalmente com as relações humanas.  

É através do estágio que o aluno consegue ter o primeiro contato com a turma, consegue visualizar as formas como o professor age em sala de aula, como a escola funciona, como a dinâmica de cada turma se difere, e sendo assim, proporcionando um momento de aprendizagem por parte do estagiário. Com a vivência em sala de aula o Sociólogo consegue refletir a respeito dos seus planejamentos de aula, tendo como propósito a aprendizagem eficaz, e que seus discentes apreciem todas as variadas maneiras de obter conhecimentos nas diferentes áreas de aprendizado.

O papel do estagiário envolve um modo de pensar no social, incluindo reflexões de como ensinar Sociologia, como desenvolver cada conteúdo de forma que envolva os alunos e o meio em que ele está inserido. Olhar a escola num diálogo reflexivo entre os aspectos micro e macro da realidade social e tendo em conta a dimensão da cultura é outra perspectiva que orienta esta experiência de formação inicial de docentes para o ensino médio, através dos estágios supervisionados.

A educação é um espaço que permite uma interação com outros espaços, com uma teia de símbolos, saberes, sentidos e significados, códigos institucionais, que configuram acordos e conflitos. Contudo, é necessário preparar aulas práticas e com diversificadas opções, para conseguir traçar e realizar os objetivos propostos, tornando relevante ressaltar que esse período é primordial para se aprender de fato a apreciar o ganho de conhecimento através do estudo de diferentes matérias e conteúdo, de maneira positiva havendo concreta conexão na vida atual e futura do estudante.

2.LEITURAS OBRIGATÓRIAS

A Sociologia é uma ciência de suma importância para o mundo e para o ensino, pois estuda a realidade e suas vertentes, além de melhorar a compreensão das causas e consequências dos problemas sociais. A sociologia busca rever e até antecipar eventos para as gerações seguintes, ajudando a sociedade a entender e solucionar assuntos como: criminalidade, pobreza, educação, desigualdade e política.

Vivemos em um atual momento onde presenciamos imensas transformações
ocorridas na educação, onde todos os dias o professor é “obrigado” e  
desafiado a buscar novos caminhos e modos de ensino que possibilitem ao
educando alcançar o seu máximo de potencial, objetivando o desenvolvimento de seu
senso crítico, capacitando-os para serem formadores de opiniões, cidadãos responsáveis e com atitudes de valores. O professor, quando está no dever de ensinar, transmite e busca tudo que as oportunidades em sala lhe oferecem, estão dispostos a enfrentar e quebrar paradigmas em nome da formação qualitativa da educação, para posteriormente alcançar enfim, a transformação da sociedade em um meio onde a responsabilidade e o conhecimento sejam indissolúveis e impermeáveis.

O professor de sociologia explica como as questões do presente e do passado influenciam nas expectativas para o futuro, tem capacidades e conhecimento, juntamente com as demais áreas de ensino de transmitir e produzir com os educandos alternativas desafiadoras no processo de construção do ensino aprendizagem. Na medida em que analisa não tanto os aspectos específicos da sociedade enquanto tais, como as suas ligações estruturais e de condicionamento recíproco, a sociologia tem uma função de generalização e um efeito de exteriorização.

Desse modo, se consegue proteger e amparar o ensino da sociologia
como material de aprendizado e acesso ao conhecimento formal e cientifico, sendo
a sociologia necessária e indispensável como disciplina integrante do currículo
escolar. Assim, descobrimos que somos responsáveis pela nossa própria
aprendizagem e que temos condições de relacionarmos com educação uns com os
outros, e o aluno tem a possibilidade de descobrir que é responsável por sua própria
maneira de aprender e que tem condições de interagir com seu grupo e com o
professor, passando a vê-lo como um orientador que não tem todas as respostas
prontas, mas que está disposto a auxiliá-lo no processo de aprender. Com isso, enfatizaremos as dificuldades enfrentadas na aplicação do conhecimento sociológico, antropológico etc., assim como chamaremos atenção para a necessidade de que se estabeleça um diálogo entre os próprios profissionais da área das Ciências Sociais junto aos profissionais do Centro de Educação para que ferramentas possam ser pensadas e elaboradas visando a auxiliar a atuação dos alunos do curso de licenciatura, bem como que o ensino de Sociologia/Ciências Sociais possa ser considerado um campo de atuação e investigação legítimo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.6 Kb)   pdf (397.1 Kb)   docx (328.1 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com