TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relevancias Do Planejamento Dos Processos De Rh

Pesquisas Acadêmicas: Relevancias Do Planejamento Dos Processos De Rh. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  3.493 Palavras (14 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Métodos 4

2.2 Etapas Técnicas 4

3 DEFINIÇÕES E FUNÇÕES 5

3.1 Gerente Operacional 5

3.2 Caixa 5

4 CONTRATAÇÃO E EXIGÊNCIAS DO MERCADO ATUAL.....................................5

5 LEGISLAÇÃO E PRÁTICA TRABALHISTA............................................................7

5.1 Férias Coletivas......................................................................................................8

5.2 Aviso Prévio............................................................................................................8

5.3 13° Salário..............................................................................................................8

6 ROTINAS ADMINISTRATIVAS................................................................................9

7 IMPORTÃNCIA DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO..........................11

8 AUDITORIA DE RECURSOS HUMANOS..............................................................12

9 CONCLUSÃO.........................................................................................................14

10 REFERÊNCIAS....................................................................................................15

1 INTRODUÇÃO

Esse trabalho pretende analisar a relevância do planejamento dos processos de RH.

O campo de Recursos Humanos, além de vasto constitui um sistema interdisciplinar, envolvendo amplo leque de várias ciências e especializações.

Consequentemente, a gama de assuntos e problemas também é diversificada, abordando recrutamento e seleção, aprendizagem individual e coletiva, trabalho em equipe, planos de carreira, estruturação salarial, capacitação e especialização, gestão de desempenho, planejamento de mão de obra, mudança organizacional, alimentação, acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, motivação no trabalho, assistência social, relações trabalhistas e sindicais, transporte de pessoas, mercado de trabalho, arrecadação e recolhimento de tributos, entrevistas, demissões, admissões, entre outros.

O recrutamento adequado garantirá condições para uma gestão otimizada que acaba por promover mais sucesso à empresa e também economia com abstinência e rotatividade de pessoas, além de conseguir maiores resultados com pessoas mais eficientes e comprometidos com os ideais da organização.

De acordo com CHIAVENATO (2001), a excelência almejada pelas empresas como uma alternativa de sobrevivência, pode ser alcançada principalmente, na base de investimentos em recrutamento, treinamentos, capacitação e desenvolvimento das pessoas, porém, faz-se necessário um adequado sistema de avaliação de desempenho capaz de indicar o acerto ou não das medidas tomadas.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Métodos

Existem dois tipos de recrutamento: o interno e o externo. O recrutamento externo é utilizado para atrair os candidatos que estão fora da instituição. O gestor de pessoas da organização é responsável por preencher vagas sempre buscando um melhor perfil e de forma que a organização consiga economizar recursos e otimizar resultados.

O método selecionado a fim de introduzir sangue novo na organização:

Talentos, habilidades expectativas; enriquecer o patrimônio humano, pelo aporte de novos talentos e habilidades, aumentar o capital intelectual ao incluir novos conhecimentos e destrezas, renovar a cultura organizacional e enriquecer com novas aspirações e é indicado para enriquecer mais intensa e rapidamente o capital intelectual.

2.2Etapas e Técnicas

O processo de Seleção começa com análise de currículos dos candidatos que pode vir a ter um volume muito grande quando a empresa utiliza recrutamento por meio de anúncios na mídia, contudo após uma breve leitura grande parte deste volume de currículos será descartada. Os principais métodos utilizados para seleção são:

• Triagem preliminar dos currículos;

• Entrevista; Informação de pessoas confiáveis;

• Testes técnico-profissionais;

• Testes psicológicos;

• Dinâmica de grupo;

• Entrevistas pelas chefias futuras;

• Informações de empregos anteriores;

• Informações cadastrais;

3 DEFINIÇÃO DE FUNÇÕES

3.1 Gerente Operacional

Responsável pelo recrutamento, entrevista, seleção, descrição dos cargos, treinamento e desenvolvimento. Responsável pela especificação e operacionalização e funcionamento. Indica as características necessárias para o profissional exercer o trabalho.

3.2 Caixa

Abre o caixa e recebe o troco do início do dia do gerente adm/fin. Recebe a comanda, insere as informações no sistema, informa o valor para o cliente efetuar o pagamento, recebe o pagamento, emite recibo ou nota fiscal. Executa o fechamento do caixa. Executa o pagamento e vales dos funcionários. Executa o pagamento das contas (luz, água, terceiros e outros). Eventualmente o caixa devidamente treinado substituirá a recepcionista.

4 CONTRATAÇÃO E EXIGÊNCIAS DO MERCADO ATUAL

Foram escolhidos dois cargos a serem preenchidos na empresa. O método de recrutamento utilizado foi o recrutamento interno, os modos de divulgação foram feitos através de anúncios afixados em murais e distribuição de panfletos entre os funcionários, para que todos tenham conhecimento.

Hoje o mercado está exigindo, cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com