TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica

Pesquisas Acadêmicas: Resenha Critica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2015  •  1.008 Palavras (5 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 5

Resenha crítica do texto “Amor Plural: características, diferenciações e possibilidades de reconhecimento de relações afetivo-familiares fundadas no poliamor.” Rafaela Franciny L. Amorim , Direito Constitucional ll , 3ºB.

A evolução humana gerou diversas transformações na sociedade, inclusive nas células familiares, o que possibilitou o surgimento de novos modelos de famílias, dentre elas as famílias formadas por casais do mesmo sexo e a possibilidade de criação de filhos por esses, o que foi tema de inúmeras discussões até a aceitação, ainda que parcial, pois a sociedade mesmo não aprovando tal prática se viu obrigada a se adequar à nova realidade. Atualmente a discussão gira em torno de uma nova possibilidade, a de um núcleo familiar formado por mais de dois componentes como ocorre no poliamor.

A sociedade ainda se comporta de maneira um tanto quanto preconceituosa aos novos arranjos familiares, em uma tentativa frustrada de manter antigos valores religiosos que trata a monogamia como princípio supremo não passível de mutação.

A verdade é que o poliamorismo tem se tornado cada vez mais comum e com esse advento surge a necessidade da apreciação judiciária dos relacionamentos afetivos de famílias simultâneas, visando seu reconhecimento e as garantias patrimoniais em razão dos bens adquiridos na constância desses relacionamentos, bem como, atribuir a esses as garantias previdenciárias dos companheiros. Para esse fim, torna-se indispensável à observação do posicionamento da jurisprudência brasileira a respeito do tema.

Hoje, o conceito amplamente difundido mostra que família ou entidade familiar é uma sociedade natural formada por indivíduos que são unidos por laços de sangue ou por afinidade. Define-se que os laços de sangue resultam da descendência, ao passo que na formação da família por afinidade se dá com a entrada dos cônjuges e seus parentes que se agregam à entidade familiar pelo casamento. Apesar do conceito acima citado, pode-se observar que a família brasileira sofreu grandes modificações ao longo da história, modificações sociológicas, culturais e econômicas.

Essas modificações podem ser observadas na sociedade moderna, em que a família passou a ser composto em sua estrutura de várias maneiras á exemplo das famílias monoparentais, onde o pai ou a mãe cria seu filho de forma independente, outra forma são as famílias formadas por casais homoafetivos com filhos adotivos.

Diante na notória decadência das uniões monogâmicas e à crescente degradação da união duradoura, e a banalização sexual que se propaga, na atualidade, já se pode vislumbrar a possibilidade da sexualidade com aplicação do poliamor.

O Poliamor nada mais é do que uma nova visão do amor, onde não há o tabu na exclusividade, possibilita á diversidade de parceiros, que segundo seus defensores é capaz de gerar um maior equilíbrio, uma vez que o indivíduo não depositará suas esperanças em um relacionamento fechado, livrando-se assim das frustrações decorrentes dos relacionamentos monogâmicos.

Algumas pessoas creditam que essa nova forma de relacionamento traz mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com