TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Critica Sobre A ÉTICA

Trabalho Universitário: Resenha Critica Sobre A ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  24.298 Visualizações

Página 1 de 3

Resenha crítica sobre o vídeo ÉTICA

A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade. Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral. A ética afirmativa do princípio de humanidade e a ética geradora de moral convencional permitem, por causa das demandas sociais e no sentido estratégico de definir o caráter da organização frente às condições do ambiente em que atua, que a organização escolha os conjuntos de princípios, valores e regras de comportamento moral – as atuações éticas possíveis – que resultam adequados para seus propósitos.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau. Ou seja, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando o seu caráter. O conceito de responsabilidade social, entendido como compromisso de retribuir como bem-estar social ao uso dos recursos sociais e naturais, articula-se no modelo da dimensão da ética de responsabilidade, entendida como a preocupação com as consequências de seus atos sobre os seres humanos, numa visão integrada de dimensões econômicas, ambientais e sociais que se relacionam e se definem.

Esses conjuntos de princípios, valores e regras de comportamento moral respondem à necessidade social de regular e orientar as relações humanas de um determinado grupo social numa determinada direção. Cada tipo de sociedade ou grupo social, seja ela política, religiosa, estatal e etc. Tem seu conjunto de regras éticas para que ocorra a convivência social, portanto a ética não é uma regra geral e muito menos igual. E principalmente é variável de acordo com a realidade social e a realidade moral , variam as práticas, princípios, valores e regras em vigor em determinado contexto histórico-cultural. Um dos melhores exemplos são as comunidades que são comandadas por sociedades de crime organizado, onde a regra ética naquele contexto é diferente das regras estatais, ocorrendo um conflito de regras, sendo seguida aquela que persiste com mais força que se apropria da ausência de outras regras. Assim, as pessoas são capazes tanto de interiorizar e legitimar valores, normas e princípios, como de criar novos.

Entende-se que a ética, a moral e o caráter são construídos e influenciados de acordo com a realidade social do indivíduo, a sociedade no geral e cultural. Adquirindo opiniões pessoais e sociais para construção de um só pensamento. Nesse sentido, as organizações têm, além da dimensão política da cidadania corporativa da responsabilidade social, uma dimensão ética de afirmação de seus valores na cultura, transformando esses valores em práticas. As organizações têm a liberdade, vista como possibilidade objetiva, de escolher e tornar possível o conjunto de valores e as regras de comportamentos alternativos que resultam adequados para seus propósitos, ou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com