TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica Arquitetos do Poder

Por:   •  26/12/2021  •  Resenha  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  469 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Sociologia III .

PROFESSOR: MARCELO SILVA        ALUNA: ÉRIKA RIBEIRO

Resenha Crítica/Análise

Filme/Documentário: Arquitetos do Poder

Dirigido por Vicente Ferraz e Alessandra Aldé, o documentário/filme “Arquitetos do Poder” (2010) aborda a construção de imagens de poder na política brasileira. Desde as campanhas radiofônicas, passando pelo grande desenvolvimento das campanhas televisivas, até chegar ao forte marketing político das últimas eleições presidenciais. O filme trata em especial das questões éticas relacionadas aos processos de comunicação política. Além de evocar várias campanhas presidenciais e grandes conflitos, a essência do filme está nos depoimentos de quem tomou as decisões que deram origem a essas campanhas. Você então aprende sobre a estratégia de bastidores do jingle, o slogan, as cores mais usadas, os logotipos escolhidos, a maneira como os concorrentes falam e se vestem, como fazer com que os artistas apoiam a campanha e muito mais. Temos uma ideia melhor de como essa análise especializada pode ter um impacto significativo nas propostas de campanha e nas discussões a serem discutidas.

É uma obra que marca momentos cruciais na história do Brasil.

Para tanto, o filme buscou coletar testemunhos de algumas pessoas que estiveram envolvidas de alguma forma com o movimento político, como por exemplo José Genoíno (ex presidente do Partido dos Trabalhadores e que foi condenado no julgamento do mensalão) e Cláudio Humberto Rosa e Silva (que foi porta-voz do Presidente Fernando Collor). As entrevistas demonstram a influência do marketing nas decisões eleitorais e a eficiência deste método na promoção da persuasão. Antes de ser transmitida pela televisão, no entanto, a campanha consistia em nada além de retórica para um grande público. Depois que os canais passaram a exibir imagens com sons, houve um boom no marketing, especialmente no governo de Juscelino Kubitschek. O presidente da época mudou a linguagem para melhor transmitir a propaganda política, mas isso não era obrigatório na época e não havia um cronograma claro. Por trás do movimento político, sempre houve pessoas planejando campanhas, os “arquitetos”. Responsável pela divulgação, apelava aos meios de comunicação de massa ( jornais, rádios, revistas, televisão) para divulgarem a imagem de bons candidatos, conduzindo o processo de interesses pelas questões sociais e o desejo de resolver problemas, mesmo se tais características fossem totalmente falsas.

Talvez o maior erro seja acreditar em propagandas e serem facilmente seduzidos por um candidato simpático conhecido como amigo de todos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (88.9 Kb)   docx (138 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com