TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Crítica de Tempos Modernos

Por:   •  21/5/2018  •  Resenha  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 3

Comunicação Social - Publicidade e Propaganda

Ana Luísa Pereira Santos

Resenha Crítica de Tempos Modernos

Charles Spencer Chaplin (1889-1977) nasceu no dia 16 de abril de 1889 em Londres, UK. Foi ator, compositor, cineasta,humorista,escritor, músico, dançarino, diretor e produtor cinematográfico. Notabilizou-se por suas mímicas e comédias do gênero pastelão tornando-se o maior ator cinematográfico do cinema mudo e o mais homenageado cineasta de todos os tempos. Dentre seus muitos filmes estão: Carlitos Casa nova, 1914; O Vagabundo, 1915; O Garoto, 1921; Em Busca do Ouro, 1925 e Tempos Modernos,1936. Chaplin faleceu em Vevey, na Suíça, no dia 25 de dezembro de 1977, com 88 anos de idade.

Tempos Modernos é uma crítica bem forte tanto ao Fordismo quanto ao Taylorismo, sistemas de produção em massa que surgiram na revolução industrial, quando ocorreu a substituição da produção artesanal pela produção em escala industrial. Também denuncia a situação crítica vivida pelos trabalhadores após a Grande Depressão de 1929.

Carlitos, nos é descrito como um um homem ingênuo, pobre e em busca de um emprego, assim como muitos na época, para garantir a sobrevivência. Ele consegue uma vaga em uma grande indústria onde era forçado a repetir exaustivamente os mesmos movimentos o dia todo. Essa situação era comum também na realidade, operários tinham sua força de trabalho explorada em condições e relações de trabalho precárias, insalubres e degradantes, tudo em nome do aumento do lucro dos proprietários. Essa busca da maximização do lucro chega ao ponto de ser inventada a Máquina Alimentadora Bellows para que o tempo gasto com o almoço fosse diminuído ao máximo, visto que mesmo durante essa pausa, as mãos dos operários estariam livres para trabalhar. Essa invenção que maltratava o trabalhador e refletia a visão dos burgueses sobre os proletários serem menos que humanos e indignos de pausa felizmente foi um fracasso.

Em consequência de sempre realizar a mesma atividade, Carlitos sofreu de um esgotamento físico-mental, não conseguia mais parar de repetir os movimentos monótonos que era forçado a fazer dentro da fábrica, então foi levado a um hospital. Após sair curado, o personagem é confundido com líder comunista e vai preso pela primeira vez. Na cadeia, depois de frustrar uma rebelião, ele é liberto e ganha uma carta de recomendação de uma autoridade.Isso não foi o bastante para conseguir se manter em outro emprego, já que ele não sabia fazer mais nada além de apertar parafusos. Não conseguindo outro trabalho, Carlitos fez de tudo para voltar para a prisão. Essa parte me fez refletir no quanto a situação era ruim ao ponto do protagonista se sentir mais confortável e livre em uma prisão que no mundo onde teoricamente ele seria livre.

Durante essa tentativa de voltar para a cadeia, ele conhece uma jovem órfã que depois do assassinato brutal de seu pai, se vê obrigada a roubar para sobreviver. Ela vive em constante alerta fugindo das autoridades por ser órfã e também ladra.

Carlitos se encontra novamente em uma rebelião pela melhoria da condição de vida dos trabalhadores, e é preso novamente, dessa vez por acidentalmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com