TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha dos filmes "tempos modernos" e "fabrica de loucuras"

Por:   •  28/5/2017  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 2

Os filmes “Tempos Modernos” de Charlie Chaplin e “Fábrica de Loucuras” dirigido por Ron Howard trazem consigo alguns elementos em comum, pois retratam as mudanças vividas pelos operários em suas respectivas épocas e como foi à transição para esses trabalhadores, abordam também um pouco do período após a Revolução Industrial, os modelos de produção taylorista-fordista e a as condições sub-humanas as quais eram submetidos os funcionários na linha de produção.

O Filme "Tempos Modernos" mostra o período pós-industrial, quando a produção começou a ser feita com maquinas a vapor. Os sistemas tayloristas-fordistas são os modelos de trabalho implementados onde Carlitos, personagem principal trabalha. O responsável pela linha de montagem fazia com que os funcionários se sujeitassem a trabalhar em condições precárias e detinha o controle absoluto sobre os mesmos, eram até obrigados a almoçar e produzir ao mesmo tempo. A cobrança para produzir cada vez mais era tão grande, que devido aos movimentos repetitivos na linha de montagem a saúde mental de Carlitos foi afetada e ele desenvolveu TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).

Já em "Fábrica de Loucuras" podemos notar que ocorre uma situação semelhante com o que houve na empresa General Motors quando uma de suas fábricas teria que ser fechada por não conseguir atingir o desempenho esperado, a estratégia utilizada foi se aliar a concorrente Toyota que segundo o livro "Oportunidades Disfarçadas" de Carlos Domingos, implementou um novo sistema de gestão e produção. O filme começa mostrando um momento econômico difícil pelo qual a cidade de Hadleyville passava, os comércios locais estavam fechando suas portas e entre eles, a fábrica de automóveis Assan Motors que era responsável por grande parte da economia local. O personagem principal Hunt Stevenson consegue então uma parceria com os japoneses para que a indústria fosse reaberta. Inicialmente houve grande resistência dos norte-americanos causada pelas diferenças culturais dos países e o que era imposto pelos japoneses, às condições de trabalho eram exploratórias, os operários tinham que sujeitar-se a um salario menor e longas jornadas de trabalho. Devido a essas mudanças surgem os sindicatos para defender os trabalhadores americanos e exigir os direitos dos mesmos.

Atualmente as condições de trabalho são bem diferentes das que foram mostradas nos filmes, os recursos humanos de uma empresa passaram a ser mais valorizados, afinal sem os seus colaboradores empresa nenhuma consegue atingir o sucesso. Por esse motivo uma boa gestão deve se preocupar com os aspectos dentro da organização e propiciar um bom ambiente de trabalho aos seus funcionários, só assim conseguirá satisfazer os objetivos individuais e coletivos de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com