TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RESENHA DO GERENCIANDO A DIVERSIDADE CULTURAL

Por:   •  16/3/2021  •  Resenha  •  906 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

Fleury, Maria Tereza Leme. GERENCIANDO A DIVERSIDADE CULTURAL: experiências de empresas brasileiras. Rae: Revista de administração de empresas: São Paulo, V. 40, N. 3, p. 18-25.

                

        No mundo globalizado e altamente competitivo em que vivemos a adoção de estratégias empresariais que otimizem e maximizem a performance dos funcionários pode ser o fator fundamental para definir o sucesso ou fracasso de uma empresa. Nesse contexto, a autora Maria Tereza nos traz em seu artigo "Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras"  o conceito de diversidade cultural aplicado às organizações, como ele se aplica ao Brasil e a outros países bem como o resultado de uma pesquisa realizada com empresas brasileiras e um estudo de caso aprofundado sobre o tema.

        De acordo com a autora, a adoção de programas relacionados à diversidade cultural foi realizada nos Estados Unidos e no Canadá de forma impositiva, por força de lei derivada de pressão política gerando então as práticas corporativas. No Brasil acusações feitas por trabalhadores forçaram o governo a criar políticas que promovessem a igualdade no trabalho sem que, no entanto, isso se traduzisse em leis como foi o caso dos outros dois países.

        Diferentemente do que acontece nos Estados Unidos e no Canadá, no Brasil existe o errôneo pressuposto de que não há preconceito ou discriminação racial em nossa nação, pressuposto esse, talvez, derivado da constante convivência com as diferentes culturas que aqui existem. Contudo, como mostra a autora ao conceituar diversidade cultural em um ambiente no qual existam pessoas de identidades diferentes interagindo, haverá um grupo composto por uma maioria e um outro por uma minoria. O grupo da maioria é definido como aquele que foi historicamente beneficiado tanto de maneira econômica quanto no que tange ao poder e o grupo da minoria seria o restante dos seus integrantes. Esses diferentes grupos, ao interagir, vão formar as relações organizacionais e determinar o quão benéfica essas relações podem ou não ser para a empresa em questão.

        A fim de verificar como empresas brasileiras estão se comportando no trato com a diversidade cultural de seus ambientes de trabalho, a autora faz uma pesquisa com seis empresas entrevistando seus gerentes e coletando dados documentais das mesmas, além de realizar uma pesquisa-ação com uma delas na qual ela mesma desenvolve um projeto cujo objetivo seja a implementação de um programa dessa temática.

        As pesquisas documentais e com base na entrevista com o gerente mostraram que as empresas possuem somente projetos que se encontram em suas fases iniciais e que estão checando com suas matrizes a aplicabilidade de suas práticas e políticas a realidade brasileira. Até o momento, a aplicação da ideia de diversidade cultural aqui no Brasil se restringe a adoção de medidas que tratem de questões de gênero e, em menor escala, raça.

        A pesquisa-ação realizada pela autora foi feita em uma empresa subsidiária de uma companhia norte americana a qual elaborou o seu programa de diversidade cultural na década de 80. Nesse programa,  a empresa busca respeitar e reconhecer a diversidade dos empregados com a finalidade de encontrar as competências necessárias para garantir o sucesso do negócio. Assim sendo, uma maior diversidade de pessoas na empresa tende a aumentar a chance de sucesso da mesma.

        Com base na premissa de que diversidade gera maior chance de sucesso, foi mapeado o quadro de funcionários da empresa e encontrado quem compunha seu grupo majoritário e o minoritário, sendo o primeiro composto por homens brancos, jovens e da região de São Paulo e o segundo pelos demais funcionários. A seguir, foi feito um trabalho seguindo duas linhas no sentido de promover a diversidade cultural da empresa. O primeiro foi através de recrutamento de mulheres e de pessoas de fora de São Paulo, bem como rotacionar os funcionários da empresa. O segundo foi o de rever os objetivos estratégicos, competências e práticas de diversidade. Esse trabalho foi iniciado há três anos e a empresa criou indicadores que mensuram a sua eficácia, os quais têm mostrado que esse programa está contribuindo para que a mesma alcance seus objetivos de negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com