TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Documentário "O Velho"

Por:   •  13/2/2017  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  1.754 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Federal da Fronteira Sul- UFFS

Componente Curricular: Formação da Sociedade Brasileira

Professora: Monica Hass

Aluna: Leides de Oliveira

        

Resenha Documentário: O Velho, a História de Luiz Carlos Prestes. 1997

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1u02uqMK6Ek 

O Documentário O Velho conta a trajetória de luta e de vida de Luiz Carlos Prestes, começa mostrando imagens da queda do muro de Berlim em 1989 e afirma que a história do comunismo é como a história de Luiz Carlos Prestes e que se mistura a ela em sua trajetória de luta política.

O Documentário foi dividido em três partes: Infância, Esperança e Sombra. Na parte da infância explica como foi sua infância, sua vida nos movimentos tenentistas, seu romance com Olga Benário e o fracassado golpe de 1935. A parte da Esperança mostra como foram os anos de legalidade do Partido Comunista do Brasil, as artimanhas para coloca-los na ilegalidade e os momentos que antecederam o golpe de 1964. A última parte, Sombra retrata como foram os anos vividos na clandestinidade quando ele era perseguido pelo regime militar até a ida ao exilio na União Soviética, seus dias no exilio, a volta para o Brasil e seus últimos dias de vida.

O Documentário é composto por entrevistas do próprio Luiz Carlos Prestes, depoimentos de especialistas na trajetória de sua vida, e por pesquisadores que estudaram comunismo no Brasil. Também tem depoimentos de sua família, filhos e esposa. Mas não tem o depoimento da primeira filha de Prestes com Olga Benário judia deportada para a Alemanha pelo nazismo e morta nos campos de concentração, Anita Leocádia Prestes.

O filme mostra o Brasil dos anos 20 ainda sob o impacto de suas greves gerais, e no Rio de Janeiro é fundado o PCB (Partido Comunista do Brasil) por operários, intelectuais e lideres anarquistas. Em 1922 o presidente eleito era Arthur Bernardes, haviam várias revoltas contra o governo que foram chamadas de movimentos Tenentistas pois eram os tenentes do exército que lideravam, Luiz Carlos Prestes era um deles. Por isso uma das revoltas liderada por ele recebeu o nome de coluna Prestes. Para escapar das forças do governo que reprimiam a revolta, marcharam em direção ao interior do país, assim pode ver as dificuldades que passavam a população.

Após a desmobilização da coluna em 1927, Prestes foi buscar exilio na Bolívia, lá conheceu um membro do partido comunista e da III Internacional. Através desse membro teve contato com o Marxismo, leu O Manifesto do Partido Comunista de Karl Marx iniciando assim sua trajetória de luta comunista, segundo Prestes ele havia encontrado uma ideologia, uma causa a seguir. Prestes volta ao Brasil com a intenção de organizar uma revolta proletária. Nesse período Vargas se prepara para fazer a Revolução de 30 e oferece o comando dessa revolução a Prestes. Prestes em contrapartida não dá certeza a Vargas desse comando, mas aceita os recursos financeiros e os entrega para a Internacional. Vargas sabia das ideias radicais de Prestes e o perseguiu. Prestes passa vários anos na clandestinidade, organizando uma revolução.

Prestes tenta entrar no partido comunista do Brasil, mas só consegue entrar com a ajuda da Internacional que pressiona os lideres a deixarem Prestes entrar.

Prestes mantinha contato com o Partido Comunista Soviético (PUCS), que já tinham marcado a data para a revolução, daí surge a ANL (Aliança Nacional Libertadora). Prestes pediu autorização para a PUCS, mas já havia tomado a decisão e dado a ordem, antes de vir a resposta positiva, por isso Prestes relata inclusive no filme que a decisão foi dele pelo levante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com