TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Hobbes - O medo e a esperança

Por:   •  18/1/2018  •  Resenha  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 7

Resenha[1]

RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: O medo e a esperança. In: WEFFORT. Maria Tereza Sadek, Renato Janine Ribeiro, Leonel Itaussu Almeida Mello, At All, Francisco C. Weffort (org). Clássicos da Política vol.1, cap.3, p.42-64. 1 ed. – São Paulo. Editora ática, 2011.

Arielly do Socorro Carvalho da Silva[2]

Sérvulo Augusto Ramos dos Passos[3]

Resumo:

A partir do texto é verificado que ao se falar de Thomas Hobbes logo é preciso procurar por suas características mais inquietantes, neste sentido surge ao questionamento a proposição de que é preciso criar ferramentas para “controlar” a natureza humana. Sim, pois sabe-se que tais indivíduos se apresentam de forma essencialmente bruta em muitas de suas ações e atividades, daí sugere-se que estes são capazes através do menor estado que seja de remorso, por exemplo, de finalizar a existência que lhe é alheia. A isso o filosofo chama de Estado de Natureza (onde o home desfruta de tudo por direito natural e absoluto), em função deste dito direito de natureza atrela-se a liberdade individual onde usa-se até a força para a preservação própria.

Palavras-chave: Estado de Natureza. Leis da Natureza. Leviatã.

Esta resenha é norteada pelo texto Hobbes: o medo e a esperança escrito por Renato Janine Ribeiro que é Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura em 2001, graças à obra "A Sociedade Contra o Social" (Editora Companhia das Letras), bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1998, e com a Ordem de Rio Branco, em 2009.  Os textos A marca do Leviatã (1978), A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil (2000) também assinado por Renato.

Dadas as considerações, marcamos Thomas Hobbes sendo um autor defende que desde seus primórdios o homem é o detentor de poder sobre as coisas onde muitas dessas são causadas por e para ele, não existiria se assim for admitido como correto compreensões divinas regentes sobre a vida ou as demais atividades e fenômenos ocorridos na existência destes homens.

Por estes fatores a “máquina natural”, ou seja, o homem de Hobbes é submetido a uma constância de combinatividades que reúnem causas e efeitos. Este mesmo apresenta uma capacidade que é comum em todos os outros homens, assim compreende-se que ele age e delibera por meio dos desejos que ele agrega. Então, tudo o que é bom para o homem aloca-se na satisfação dos seus apetites (honra, poder, etc.), e o que é mal se dá em vista daquilo que lhe contraria tais desejos (a morte é tida como o maior infortúnio).

Alguns pontos são importantes sobre a analise hobbesiana, pois estes mesmo esclarecem de forma mais acertada o que ele pretendeu dizer em determinadas intercalações de seu pensamento, sendo estes os que seguem. O ponto 1 – a guerra se generaliza. Bem aqui percebemos que por haver a ideia de um grau de igualdade entre os homens, ela derivará também para o sentimento de esperança nas possíveis conquistas que podem ser objetivadas por ambos e ao mesmo instante, a isso se tem a ação humana como norteadora dos caracteres posteriores desta relação, ou seja, se não houver um norteador (ciência política) dessas ações o estado de guerra se faz presente bem como a disposição ruma a tal empreitada, já que a inimizada lhes é comum.

Em seguida aprece o ponto 2 – como por temo a esse conflito? Frente a esta perquirição o dialogo desenvolvido por Hobbes infere que dentro das margens da Lei da Natureza é possível administrar as ações humanas, assim estes indivíduos terão suas condutas avaliadas e algumas proibições serão efetivadas, com o princípio da conservação de suas particularidades. Porquanto que, se os homens vivem em constante estado de guerra (todos tem direito a todas as coisas) é preciso em função da ciência hobbesiana promover segurança entres eles. Se pensarmos em uma realidade como a do Brasil esta posição do filosofo parece ser muito bem acertada, ora é comum presenciarmos lutas e disputas entre grupos sociais como é o caso “polícia x ladrão”.

Mesmo com todas as disposições da lei do Estado Nacional constantemente lamentamos o número de mortos, desaparecidos e feridos de ambos os lados, então nada mais útil do que inserir mecanismos cerceadores (Leviatã) no meio desta realidade afim de reestrutura-la. Pois bem, o homem pode exercer seus direitos a defesa própria (liberdade), mas o homem também tem por obrigação (lei) e dever (moral) que agir em prol de uma paz necessária e possível.

Por conseguinte, apresentamos uma outra observação sobre o ponto 3 – igualdade e liberdade. Estes dois expoentes são desconexos da sua carga comum que é almejada pelos homens, pois a esses o próprio Hobbes designa primeiramente como já foi elencado aqui que: a igualdade dá as condições factuais para a guerra e isto não é bom para a existência humana. De outro modo, a liberdade afere-se a compreensão de que ao assinar um contrato nossas possibilidades de sobrevivência, segurança e paz aumentam, pois como nos vemos incapazes de nos resguardar enquanto atuantes no estado de natureza o mais viável é direcionar o poder a representatividade do Soberano (ser capaz e cioso da vida, regente sábio e preocupado, legislador e juiz).

A seguir observamos a reflexão de Hobbes sobre a parte descrita no ponto 4 – O Estado, o medo e a propriedade. Ao escavarmos um pouco sobre as ideias do autor nos surgem algumas concepções sendo estas as mais aparentes: o Estado é o detentor da morte e também da bonança, por isso o poder exercido pelo mesmo dar-se-á de forma um tanto simbólica, porque nesta perspectiva não há uma “eminencia de ataques” mas digamos que alguns recados do que pode vir a ser a ação do soberano sobre seus súditos, e como estes assinaram o contrato ficam atrelados ao que foi acertado em seus termos, isso gera certa estabilidade na mais rasa interpretação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (177.8 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com