TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Pode o Subalterno Falar?

Por:   •  27/9/2022  •  Resenha  •  4.152 Palavras (17 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

Bacharelado em Ciências Sociais

Disciplina: Sociologia do Conhecimento

Docente: Renato Angelo De Almeida Moreira

Equipe: Déborah Luiza, Jan Cavalcante, Othon Araújo, Yasmin Lima

PODE O SUBALTERNO FALAR?

Fortaleza, CE

2022

PREFÁCIO - I.

O início do texto é marcado por uma pré-definição de “prefácio” para Spivak, segundo ela, trata-se de “uma escrita que celebra uma diferença estabelecida no cerne de sua identidade por estar inserido no ambíguo espaço entre duas possíveis leituras” (p. 7). Essa diferença refere-se às diferentes identidades do texto, do ponto de vista da leitura do tradutor/prefaciador e do próprio leitor, evidenciando-se, dessa forma, como “um importante veículo de teoria crítica” (p. 7).

Do mesmo modo que demonstra-se como um desafio escrever um prefácio sobre a obra de um dos nomes mais relevantes da crítica cultural contemporânea, considerada densa, opaca e polêmica. Soma a dificuldade e o papel desconcertante do tradutor em tentar executar as linearidades entre o pensamento da autora, de seu texto, a obra traduzida e o próprio leitor.

Apesar disso, a dificuldade para com a escrita de Spivak pode ser interpretada pela sua preocupação em produzir um discurso crítico que procura influenciar e alterar a forma como lemos e apreendemos o mundo contemporâneo. “Um de seus principais objetivos é desafiar os discursos hegemônicos e também nossas próprias crenças como leitores e produtores de saber e conhecimento.” (p. 8).

  Sobre a autora, Gayatri Chakravorty Spivak nasceu em Calcutá, Índia, em 1942, é uma teórica literária, crítica feminista e professora de Literatura Comparada e Sociedade na Columbia University, em Nova York, é uma das mais influentes intelectuais pós-coloniais existentes, transitando por diversas áreas do conhecimento em seus estudos. Suas críticas, de base marxista, pós-estruturalista e desconstrucionista, frequentemente aliam-se a posturas teóricas que abordam o feminismo contemporâneo, entre outras temáticas.

O seu artigo de notória repercussão “Pode o subalterno falar?”, que será melhor explorado mais a frente, parte de uma crítica aos intelectuais ocidentais, particularmente Michel Foucault e Gilles Deleuze, tomando como base seu diálogo em “Os intelectuais e o poder: conversa entre Michel Foucault e Gilles Deleuze”. A autora reflete sobre os discursos e posição do intelectual pós-colonial, além de uma reflexão autocrítica aos estudos subalternos, na qual a própria se vincula, e trabalha em torno do questionamento principal: “o subalterno como tal pode, de fato, falar?”.

Afinal, o sujeito subalterno é aquele cuja voz não pode ser ouvida, segundo Spivak: “O termo subalterno descreve as camadas mais baixas da sociedade constituídas pelos modos específicos de exclusão dos mercados, de representação política e legal, e da possibilidade de se tornarem membros plenos no estrato social dominante”.

Dessa forma, a tarefa do intelectual pós colonial deveria ser a de criar espaços para que o sujeito subalterno possa falar e ser ouvido. Para a autora, não é certo falar pelo subalterno, mas pode-se trabalhar contra essa “subalternidade”, criando meios de articulação e, consequentemente, espaços em que ele consiga ser ouvido. Assim, o artigo de Spivak trata-se de um texto de referência não apenas para os estudos pós-coloniais, mas também para os estudos culturais e para a crítica feminista.

Introduzindo o artigo, Spivak argumenta sobre as críticas ao sujeito soberano e a inauguração de um Sujeito ocidentalizado, a partir do ponto de vista de Foucault e Deleuze. Na qual discutem acerca da condição etnocêntrica intrínseca à intelectualidade ocidental, quando se trata de sua relação com a projeção da alteridade, e sobre a própria falta de espaço para falar  não a falta de uma voz propriamente dita , ocupável pelo subalterno.

Entretanto, fogem do ideal intelectual de tentarem revelar e conhecer o discurso do Outro na sociedade, ao contrário disso, ignoram sistematicamente as questões ideológicas e o seu próprio envolvimento na história intelectual e econômica. Ao transformarem o sujeito subalterno em objeto, apoiam que a violência epistêmica acaba por ser perpetuada pelo intelectualismo que julga poder falar em nome do subalterno e que funciona como cúmplice do imperialismo, reproduzindo as estruturas de poder e de opressão.

Segundo os autores, os oprimidos, uma vez que tiverem a oportunidade e por meio da solidariedade de uma política de alianças, poderão falar e conhecer sua condições; no entanto, Spivak lhes questiona: “Devemos agora confrontar a seguinte questão: no outro lado da divisão internacional do trabalho do capital socializado, dentro e fora do circuito da violência epistêmica da lei e da educação imperialistas, complementando um texto anterior, pode o subalterno falar?”.

A somar pela demarcação do diálogo dos autores entre dois “sujeitos em revolução”, considerados “monolíticos, ou homogêneos, e anônimos” pela autora: “Um maoísta” e “A luta dos trabalhadores”. No caso, segundo Foucault, esses sujeitos subalternos não seriam exclusivamente os trabalhadores em luta, seriam “todos aqueles sobre quem o poder se exerce como abuso”.

A autora realiza críticas pertinentes ao fato deles desconsiderarem a divisão internacional do trabalho e, com isso, deixam de se aprofundar na heterogeneidade de formas de exploração e relações assimétricas de poder entre diferentes países. Além disso, Spivak questiona se esse sujeito subalterno em Foucault e Deleuze não seria apenas o subalterno da Europa Ocidental, ou ainda, o sujeito subalterno do intelectual ocidental europeu.

Spivak concorda que o intelectual deve ter uma atitude “de analisar todos os mecanismos de poder da ciência", mas acha que Foucault e Deleuze não fizeram uma análise radical que os levassem a enxergar a sua própria cumplicidade com esses mecanismos de poder, com o hegemônico e com a colonização epistemológica.

Retomando a concepção do sujeito subalterno como “homogêneo e anônimo”, tal julgamento ignora o significante da representação, desconsidera que, enquanto categoria, comporta, na língua alemã, dois sentidos diversos: Darstellug, no sentido artístico de representar algo, e Vertretung, que diz respeito à representação em nome de alguém, como seu representante: “distinção entre uma procuração e um retrato”, segundo Spivak.

Dessa forma, assim como Karl Marx os utiliza em “O 18º Brumário de Luís Bonaparte”, ao referir-se a “classe” como um conceito descritivo e transformador. Tais conceitos referem-se à fala do subalterno e do colonizado que, destituídos de qualquer forma de agenciamento, são sistematicamente mediados por outro, que crê os “re-presentar”, Spivak aponta que o intelectual acaba, ao contrário, por “falar por” eles, mesclando os dois diversos sentidos da representação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28 Kb)   pdf (620.9 Kb)   docx (547.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com