TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Revolução dos bichos

Por:   •  23/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.932 Palavras (8 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA

CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS ACADÊMICOS

PROFESSOR RONEI GUARESI

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

- RESENHA -

Vitória da Conquista, 09 de Janeiro de 2014.

A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

Gutemberg Bastos Oliveira Júnior [1]

        

        

 


RESENHA: A REVOLUÇÃO DOS BICHOS

ORWELL, George. Revolução dos Bichos. 2000. Disponível em http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/animaisf.pdf. Acesso em 11 de Dezembro de 2013.

        George Orwell era o pseudônimo de Eric Arthur Blair, nasceu em 1903 na cidade de Mothiari na Índia e morre em 1950 vítima de tuberculose. Filho de mãe com ascendência francesa e de pai oficial da marinha britânica. Foi estudante da renomada Academia de Eton. Tentou seguir a carreira de seu pai, mas seu inconformismo com qualquer tipo de totalitarismo fez com que ele fosse desertado da Policia Imperial Britânica. O descontentamento de Orwell com o direcionamento do comunismo fez ele dizer que o regime soviético estava traindo a Revolução[2] de 1917. Ele demonstra seu descontentamento através de varias resenhas[3] políticas. Entretanto seu trabalho mais notório quanto a critica ao totalitarismo russo se da em Animal Farm (traduzido como A Revolução dos Bichos - 1945).

        A história tem inicio com uma reunião entre os animais de uma fazenda, onde um porco premiado, que goza de muito respeito e que tem por nome Major retrata aos demais animais sobre a opressão sofrida por eles. Nesta reunião o Major compartilha seus pensamentos e tenta alertar os demais sobre o tratamento recebido pelo granjeiro Jones. Na visão de Major a causa de todo esses males é o homem.

Não está, pois, claro como a água, camaradas, que todos os males da nossa existência tem origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. (ORWELL, 2000:12).

        Nas palavras do Major "O homem é a única criatura que consome sem produzir" (Ibidem, 2000:10).

        Ele tem um sonho que é onde ele fala nos ideais de liberdade dos animais e que eles podem ser livres e trabalhar em conjunto para o bem estar de todos. A ideologia do Major é sistematizada no "Animalismo" que é baseado em sete[4] mandamentos.

        A ideia que o porco Major queria repassar aos demais animais era um idealismo de revolução que confrontava a ordem natural imposta pelo homem às outras espécies.

        Passado algum tempo o Major vem a falecer, mas os ideais seguem vivos e agora passam a ser levados a diante por dois porcos, Bola-De-Neve e Napoleão que assumem a responsabilidade de tornar o sonho de revolução possível. Nota-se que toda a responsabilidade recai sobre os porcos que são considerados pelos outros animais e até por eles mesmos criaturas com um intelecto superior aos demais.

        Todo enredo dessa historia se desenrola na Fazenda do Solar, que até então era de propriedade do Srº Jones, um fazendeiro alcoólatra que devido ao vicio acaba que por negligenciar os cuidados aos animais e a fazenda, se tornando cada vez mais cruel fazendo os animais trabalharem em excesso e deixando de alimenta-los.

        Todos esses fatores se tornam o estopim para estourar a tão sonhada "Revolução" que se dá no momento em que os animais se rebelam contra o Srº Jones e seus empregados os expulsando da fazenda e assumindo o controle da mesma.

         A partir dai todas as decisões são tomadas em comum acordo entre todos os animais da fazenda como num regime socialista que mais tarde vem a se tornar um totalitarismo, isso por que os lideres, Bola-De-Neve e Napoleão sempre discordam nos assuntos referentes à condução da fazenda que passa agora a se chamar "Granja dos Bichos", as discordâncias entre os lideres faz com que haja um divisão entre os animais, pois uns apoiam as decisões de Napoleão e outros são apoiadores de Bola-De-Neve.

        No desenrolar da historia um dos lideres, o Napoleão, se mostra um líder autoritário e muito astuto, ele começa a arquitetar um plano para expulsar Bola-De-Neve da fazenda e assumir o total controle. Ajudado por Garganta outro porco muito ardiloso e maquiavélico. Napoleão consegue colocar seus planos em prática expulsando Bola-De-Neve da fazenda e assumindo todo o controle da fazenda. Em um primeiro momento os animais da fazenda são contrários à expulsão de Bola-De-Neve, no entanto, eles são convencidos por Garganta de que o este se tratava de um traidor e que a todo o momento ele estava a serviço do Srº Jones que ainda tinha a intenção de reaver a fazenda.

        Com o passar do tempo Napoleão se torna um líder cada vez mais tirano, tal qual Srº Jones fora, ele passa a fazer tudo aquilo quanto o dono anterior fazia, ele passou a ir de encontro às ideologias outrora propostas pelo Major. Os animais são forçados a trabalhar mais, eles passam a comer menos, todavia são convencidos por Garganta e que isso é extremamente necessário para evitar o retorno do Srº Jones à fazenda. Os porcos começam a agir tal quais os seres humanos, coisa que o Major quando ainda em vida condenou dizendo:

Lembrai-vos também de que na luta contra o Homem não devemos assemelhar-nos a ele. Mesmo quando o tenhais derrotado, evitai seus vícios        . Animal nenhum deve morar e nem dormir em camas, nem usar roupas, nem beber álcool, nem fumar, nem tocar em dinheiro, nem fazer comercio. Todos os hábitos do homem são maus. E, principalmente, jamais um animal deverá tiranizar outros animais. Todos os animais são iguais. (ORWELL, 2000:14).

        No entanto os porcos passaram a viver na casa que até então tivera sido mantida como museu, começaram a dormir nas camas, estavam usando roupas, bebendo álcool e comercializando com os seres humanos. Para que isso fosse possível Garganta manipula os mandamentos do "Animalismo" afim de que Napoleão e os outros porcos gozem de tais regalias sem que os outros animais pudessem questioná-los.  Sendo assim com as alterações os mandamentos ficam da seguinte forma: Nenhum animal dormirá em cama com lençol, Nenhum animal beberá álcool em excesso, Nenhum animal matará outro animal sem motivo, Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (120.2 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com