TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Livro: “Canivete”

Por:   •  17/5/2023  •  Resenha  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS DA BAHIA

MYLLENA SOUZA DE JESUS

Resenha do livro:

Canivete”

Vitória da Conquista- Bahia

2022

MYLLENA SOUZA DE JESUS

Resenha do livro:

Canivete”

Resenha realizada como exigência do professor João Rodrigues Pinto para obtenção de nota na matéria de Português no  Curso de Engenharia Civil.

        

Vitória da Conquista- Bahia

2022

O livro Canivete escrito por João Rodrigues Pinto  conta a história de um jovem que nasceu e cresceu em uma realidade conturbada, João Rodrigues professor e escritor relata que para tal produção se aproximasse ao máximo da realidade, teve que visitar o sistema carcerário de Teixeira de Freitas e presenciar a realidade que é representada em sua história. Além do sistema carcerário, outros temas polêmicos presentes no seu livro são violência doméstica, abuso sexual marginalização infantil, dupla personalidade, situação de miséria entre outros.

Resumo da Obra

No livro é relatado a história de Canivete e sua família, Canivete um menino que nasceu em uma família sofrida que diante tantas dificuldades, não só ele como toda sua família viram seus sonhos e esperanças sendo esmagadas pela dura realidade hipócrita da sociedade Brasileira que em quanto o rico fica cada vez mais rico o pobre fica cada vez mais pobre, miserável e humilhado, por muitas vezes dividido entre se entregar ao mundo do crime ou morrer de fome.

Principais teses

Em todo o desenrolar de história é representado cenas de violência, que para muitos pode chegar a chocar ou até mesmo assustar, porém esse choque nada mais é que um confronto de realidades, a sociedade brasileira está dividida em várias “bolhas socias” que são como limitações as quais o cidadão impõe a si mesmo ao participar apenas de grupos de seus interesses ou similar, deixando de ver o seu redor achando assim, que o padrão de vida de todo mundo é igual ao do seu grupo de convivência. Com isto em mente, o livro canivete se apresenta como uma lâmina para estourar esta bolha pois coloca qualquer tipo de leitor em contato com uma realidade vivida por muitos, mas ignorada e menosprezada pela maioria.

Outra ação recorrente no livro é a troca de personalidade do personagem principal que um hora é Canivete e outra é Tomás. Suas personalidades eram explicadas pelos seus pais, Tomás puxava jeito de sua mãe de uma mulher sofrida, mas sempre digna, que não abaixara a cabeça diante as dificuldades, que mesmo após tanto sofrimento sua bondade se sobressaia, já Canivete puxava o jeito de Sebastião que de tanto levar tapa na cara se entregou ao mundo do crime um caminho sem volta, a cada passo que dava se tornava mais frio e sem chance de retorno. Os pais de Tomás eram como os dois lados da moeda, o anjo e o diabo, a esperança e o pecado e por diversas vezes é traçado uma batalha entre Tomás e Canivete.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com