TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

Por:   •  21/1/2020  •  Resenha  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 4

 RESENHA IBF

Nome: PALOMA DE PARENTE ALMEIDA-COD 543720

Curso: GESTÃO EDUCACIONAL: DIREÇÃO, COORDENAÇÃO E SUPERVISÃO

Disciplina: ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL E PROFISSIONAL

         ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL

Descrição da obra: O texto “Ética e responsabilidade social”, de autoria do professor Mestre Oswaldo Oliveira Santos Junior, aborda aspectos sobre a responsabilidade social empresarial e sua relação com a ética.

ÉTICA do grego éthos, destina-se a um conjunto de valores ao qual a sociedade busca construir em prol de uma convivência justa, seja ela no trabalho, na familia ou em comunidade.

Podemos entender a Responsabilidade Social Empresarial (RSE), como “uma modalidade de atuação das empresas que se apresentam como comprometidas com o fortalecimento economico social no país” (GRACIOLLI; TOITIO, 2008, p.166).

Em 1990 o Brasil sofre a perca dos previlegios trabalhisas conquistados na constituição de 1988. Nesse periodo a (RSE) ganha espaço apoiado pelo Terceiro Setor (sociedade civil), que reinvidica um novo modelo de soluções para os problemas apresentados. Os “selos de responsabilidades fiscais” foram uma das estrategias usadas para beneficiar as instituições que se utilizassem dessas praticas. Contudo não trazem as transformações necessárias para uma sociedade igualitária.

 No sistema Capitalista, onde predomina a propriedade privada, havendo uma busca constante pelo lucro, em que as coisas se tornam mais importantes que as pessoas. A práxis social fazem-se necessária para construção de ações da RSE esperando assim tornar o mundo em um lugar mais justo, onde caibam todas as pessoas. Assim é possível iniciar um movimento de transformação social quebrando o paradigma em que a pobreza é culpa dos pobres, e iniciar um movimento critico de transformação social efetiva.

Atualmente são usadas certificações e premiações para as empresas que atingirem alguns indicadores, valorizando a imagem das mesmas, associando-as como praticas sociais e éticas.

Podemos exemplificar algumas delas:

  • ABRINQ – Selo Empresa Amiga da Criança. A empresa que participa deve assumir basicamente três compromissos: a não exploração do trabalho infantil; promover a formação profissional e acesso ao trabalho para adolescentes;
  •  O certificado Internacional SA8000 de responsabilidade social. Tem como visão “um mundo onde os trabalhadores, as expressas e as comunidades prosperem juntos”
  • Norma Internacional ISO 26000. Publicada em 2010, é conhecida no Brasil como ABNT NBR ISO 26000. A norma oferece os princípios que orientam a RSE, tais como:
  • Accountability - responsabilidade ética ou prestação de contas;
  • Respeito ao Estado de Direito – cumprimento das leis do Estado e respeito aos seus agentes estabelecidos;
  • Respeito aos direitos humanos – preocupação com os direitos do cidadão e cuidado para que as praticas da organização não firam os direitos humanos.

“A ética é um trabalho, um processo, um caminhar: é o caminho pensado de viver, na medida em que tende para a vida boa, como diziam os gregos, ou para o menos ruim possível, e essa é a única sabedoria verdadeira” (COMTE-SPONVILLE, 2003, p.220).”

Não podemos construir uma lista de éticas cada qual tem seus ensejos de valores, como exemplo a VERDADE ou a JUSTIÇA, são desejos que a sociedade espera para uma vida justa e saudável. A partir dai as “pessoas que trabalham em cargos de chefia em uma empresa”, seguindo esses valores, conseguem construir um lugar de um convívio favorável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (79.9 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com