TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Clássicos da Sociologia

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  314 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

Karl Marx

No Sec. XIX, os burgueses capitalistas vislumbraram uma grande oportunidade de reunir pessoas, para produzirem bens que atenderiam às necessidades da sociedade. Com isso, observou-se o surgimento de uma nova classe social, chamada de trabalhadora assalariada. De acordo com Karl Marx, esta classe, antes inimaginável, estabeleceria uma relação de compra-venda de força de trabalho organizada e estruturada com seus empregadores. Esta visão de empregador e empregado era oposta à de Marx, pois ele entendia que uma sociedade deveria ser predominantemente sem dominador e dominado, acarretando em um socialismo.

Outra consideração levantada por ele, é que as relações se tornariam, sobretudo, mercantilizadas, inclusive no que diz respeito à dignidade das pessoas. Além disto, o ápice da degradação humana se daria com a fusão do capital financeiro com o industrial.

Emile Durkheim

Para Durkheim a sociologia é a ciência dos fatos sociais, que na visão dele seria tudo aquilo que é imposto as relações dos homens em sociedade.

Durkheim, reforça a posição da educação como força motriz para a construção da cidadania e disciplina moral, sem qualquer tipo de submissão. Por meio dela é possível que o ser humano alcance sua autonomia e liberdade para tomada de decisão.

A grande ênfase dele diz respeito a concluir que a economia é a ciência que organiza a sociedade.

Max Webber

Webber, assim como os demais, busca encontrar respostas para a ciência dos indivíduos agindo socialmente. Ele acredita que a sociologia é composta essencialmente de ações sociais praticadas por indivíduos, e assim como Durkheim considera a escola ferramenta fundamental para tornar o indivíduo autônomo.

Na percepção dele, o Estado com o aparato administrativo – burocracia – com uma lógica racional mais ampla, em vez de se concentrar em interesses individuais. Entretanto, ele ressalta que a burocracia, com virtude de rotina, poderia impossibilitar avanços na sociedade. Este contraponto entre burocracia e “novas políticas”, deve ser vigiado para não se tornar um entrave na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (78.2 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com