TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Teórico de Hanna Pitkin

Por:   •  18/11/2020  •  Resenha  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Uma das obras teóricas mais importantes sobre o que seria a representação vem da teórica política nascida na Alemanha e nacionalizada norte-americana, Hanna Fenichel Pitkin com sua obra “The Concept Of Representation” de 1967. Nela obteve uma grande repercussão no campo da Ciência Política devido a sua inovação conceitual, tirando a Representação política do campo apenas pessoal e a movendo para uma questão de atividade social.

A autora analisa a história e as transformações do sentido da representação, começa mostrando como na antiguidade a ideia e a prática de representação não tinham relação com a democracia, eleições, liberdade ou justiça. A representação entendida particularmente como o de humanos representando outros humanos e ponto. Então para demonstrar como esse processo ocorre ao longo do tempo, Pitkin diferencia quatro noções de representação, são elas: formalista, descritiva, simbólica e substantiva. Pitkin compreende que as três primeiras não são o suficiente para a compreensão do significado de representação, onde na primeira age por autorização e as outras são por ‘se colocar no lugar de alguém’ (standing for).

Dessa forma, Pitkin começa a conceituar a representação ao propor um modelo substantivo que se ajusta à ideia de "agir em nome de alguém" (acting for). Logo, chegamos a como a autora considera a representação, sendo agir no interesse dos representados da maneira que lhes convém. Onde o representante deve agir com independência, ser quem age, porém nunca de maneira conflitiva a quem representa, devem agir com discussões saudáveis quando é por uma boa razão, pois se persistir num conflito intenso, na ocasião de novas eleições, poderá perder seu posto de representante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (29.4 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com