TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo de Espaço, Tempo e Lugar (Carmen Maluf)

Por:   •  20/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  663 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

MALUF, Carmen. Espaço, tempo e lugar.

Leonardo Luis Olêas Lucatelli/Estudos Socioeconômicos

Carmen Maluf inicia falando das contradições relacionadas ao espaço, relativas às lutas de classes. Maluf pondera que, embora o lazer tenha sido uma conquista da classe operária, ele foi apropriado pela classe dominante e utilizado para a reprodução do modelo capitalista. Também fala sobre as mudanças ocorridas nos espaços de lazer. Se antigamente eles eram espaços públicos, hoje em dia, tendem a ser substituídos por espaços de consumo, que são inclusive local de trabalho para muitas pessoas, fazendo com que assumam características de locais de trabalho. Segundo Maluf, a arquitetura de locais de lazer e trabalho, e inclusive de outras funções, como estudo (escolas), tende a ser muito parecido, o que, ainda segundo ela, contribui para uma confusão na cabeça do trabalhador, que sente prazer exacerbado com o trabalho, numa relação de vício. Outra transformação no espaço de trabalho é referente à evolução tecnológica, que permite ao trabalhador por exemplo realizar seu trabalho em casa, o que também se reflete na arquitetura.

Maluf afirma que para que haja a fruição de um lugar, seja no caso de lazer ou de trabalho, é necessário que a pessoa passe um determinado tempo em tal lugar. Então não adianta existir um lugar com qualidade, se o trabalhador não tiver tempo para fruí-lo.

Maluf define lugar como uma construção social, ele carrega valores pessoais e coletivos, além de suas características físicas. A existência do lugar depende da ação humana num determinado tempo. Espaço, tempo e lugar são indissociáveis no processo de reprodução social.

Maluf afirma que as novas tecnologias da informação modificaram o capitalismo, e fez surgir um novo estilo de vida globalizado e que, por exemplo, exige rapidez nas decisões e (segundo Lefebvre) agilidade na circulação dos produtos. Mas Maluf diz que, enquanto as distâncias foram banidas, o capitalismo dos dias de hoje potencializou as diferenças sociais.

Maluf afirma que há dois fatores que impedem a construção de um espaço democraticamente mais justo, o primeiro sendo o fato de os anseios da classe trabalhadora apropriados pelos discursos são plagiados dos da classe dominante. O segundo fator é o fato dos meios de comunicação estarem a serviço das classes dominantes, incutindo esses valores nos trabalhadores. Maluf aponta a comunicação como solução para esse problema, difundindo discursos que construam um pensamento global sobre espaço, tempo e lugar, e interagi-los com práticas, proporcionando a transformação dos espaços de produção em espaços de consumo não-produtivo, o que, para Maluf, possibilitaria a inclusão da classe trabalhadora. O discurso deve, porém, ser assimilado pela classe trabalhadora para que de fato seja um instrumento de libertação.

Maluf diz que no sistema de dominação de uma classe sobre a outra, resta à classe trabalhadora, a dominada, ter acesso ao espaço (privado) comprando lotes pequenos, o que não garante a fruição do espaço global construído pelos governos e a classe dominante. Esses espaços que a classe trabalhadora adquire são, portanto, espaços dominados.

A autora diz ainda que instrumentos capazes de reunir informações sobre os lugares estão a serviço do estado para garantir a manutenção do sistema de estratificação social e desigualdade. Entretanto, ela diz que os movimentos sociais podem contribuir para a transformação dos espaços em locais de produção e consumo não produtivo, que, para ela, são libertadores e não espaços de controle ou exploração. É importante que se limite o domínio de classes sobre esses espaços. Maluf ressalta ainda a importância de buscar qualidade para os espaços em vez de quantidade, e que os espaços são dinâmicos, passando por transformações, assim como a própria sociedade, concluindo que não se deve buscar um modelo imutável de espaço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com