TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo os três tipo puros de dominação legitima

Por:   •  29/11/2018  •  Resenha  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 3

Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais – Flacso

Maestria Estado, Gobierno y Política Pública

Resumo do texto “ Os três tipos puros de dominação legítima", de Marx Weber.

Por: Seiva Carvalho

Reproduzido de WEBER. Max. “ Die drei reinen Typen der legitimen Herrschaft.” In: Wirtchaft und Gesellschaft. 4. Ed. Organizada e revista por Jonhannes Winkelmann. Tübingen. J. C. B. Mohr (Paul Siebeck), 1956. V OI, p. 551-8. Trad. Por Gabriel Cohn.

Max Weber é considerado um dos mais importantes intelectuais da Alemanha do final do século XIX e início do século XX. Jurista e economista leva o título, ao lado de Karl Marx e Emile Durkheim, de fundador da sociologia moderna, contudo suas ideias se diferem das outras duas. Entre suas principais obras estão "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo" e "Economia e Sociedade", onde ele fala sobre os três tipos ideais de dominação.

Weber passou seus últimos anos trabalhando em escrito encomendado para uma ampla coleção de textos econômicos e que, por esta razão, recebeu o nome de "Economia e Sociedade”, mas ele só foi publicado após sua morte por sua esposa, Marianne Weber. A versão mais conhecida deste volume póstumo é a quarta edição, organizada por Johannes Winckelmann, em 1956.

Em “ Os três tipos puros de dominação legítima “, Max Weber irá se debruçar sobre os diversos aspectos da dominação e seus pilares de sustentação. Ele irá dizer que a dominação é um tipo de relação social fundada na autoridade de um indivíduo sobre o outro e que o exercício do poder pode ter como fundamento diversos motivos, sejam eles troca de vantagens, afeto pessoal ou o simples costume, contudo a dominação necessita apoiar-se internamente em bases jurídicas nas quais vai encontrar a sua legitimidade.

Weber irá apresentar as três formas - de acordo as suas ideias, totalmente puras - de bases de legitimidade da dominação, onde cada uma estará relacionada com uma estrutura sociológica fundamentalmente diversas do quadro e dos meus administrativos. As três formas de dominação apresentadas por Weber São: a dominação legal; a dominação tradicional; e a dominação carismática.

Dominação legal: Segundo Weber surge em virtude de normas organizadas que buscam estabelecer a quem e em que medida se deve obedecer. O seu tipo mais puro é a dominação burocrática. A obediência nesse caso está fundamentada na existência e aceitação das normas previamente estabelecidas, e com base jurídicas. A estrutura administrativa baseia-se em profissionais com exigências estipuladas de acordo com cada atividade a ser exercida, e o direito de mando está legitimado por regras e por uma competência concreta.

Dominação tradicional: é apresentada como o tipo onde quem ordena é o “senhor” e quem obedece são os súditos. O seu tipo mais puro é o patriarcado. Seu domínio se dar pela crença na santidade de quem exerce o poder e o ordenamento é fixado pela tradição, a sua violação seria um afronto à legitimidade da autoridade. A sua estrutura administrativa é baseada na fidelidade dos servidores. Weber irá lembrar que a separação entre as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com