TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA: OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA

Por:   •  23/2/2018  •  Resenha  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  873 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO TEXTO “OS TRÊS TIPOS PUROS DE DOMINAÇÃO LEGÍTIMA” DE MAX WEBER

A Dominação

        Entende-se como o fato de obedecer a algo que acredita, sendo, interesses pessoais, profissionais, de crença, culturais.

Dominação Legal

A dominação legal se baseia em um estatuto onde seu tipo considerado mais puro é a dominação burocrática, ou seja, é baseada em uma sentença de regras e leis que devem ser seguidas. Sua associação prevalecente é eleita ou nomeada, associação essa considerada empresas, formadas por funcionários nomeados por um chefe. Um modelo de associação legal seria os comércios e empresas com o intuito voltado ao lucro, onde cada indivíduo tem seu papel, que deve ser cumprido sem que haja qualquer tipo de influência pessoal. Têm em seu quadro administrativo, funcionários e subordinados.

Dominação Tradicional

A dominação tradicional se dá ao conhecimento de poderes senhoriais e superiores onde seu tipo de dominação mais puro é o patriarcal, que é baseado em um ser que ordena e um que obedece. Sua associação prevalecente é de caráter comunitário onde se acata a pessoa por sua dignidade, tradição e fidelidade. Têm em seu quadro administrativo servidores, que são classificados de duas maneiras. Numa associação extremamente patriarcal, o servidor existe como escravo, servo. Já em uma associação testamental, os servidores não são exclusivamente do senhor, e sim pessoas independentes.

Dominação Carismática

        Entende-se como dominação carismática aquela há total devoção e o fato de acreditar, advindo de algo supostamente superior. Seu tipo de dominação mais puro é o de personagens guerreiros, corajosos e de força espirita imensa. Sua associação prevalecente é de caráter comunitário. O quadro administrativo é escolhido segundo carisma e vocação pessoais, e não devido à sua qualificação profissional, à sua posição ou de sua dependência pessoal. Weber era contra o fato do carisma, para ele, sentimentos emocionais poderiam futuramente influenciar na política.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (83 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com