TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre ética profissional na tecnologia da informação - os códigos de ética empresariais

Por:   •  27/9/2016  •  Resenha  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  1.185 Visualizações

Página 1 de 3

Resumo sobre ética profissional na tecnologia da informação: os códigos de ética empresariais

        Sabemos que hoje, no Brasil, nós profissionais da área de TI não possuímos um conselho profissional que legalize a nossa profissão. Isso passa a ser um dificultador na elaboração de um código de ética específico para essa área. Tramita no Congresso Nacional um projeto para criação do Conselho Profissional dos profissionais da informática permitindo assim a criação de um código de ética.

        Mesmo não possuindo um código de ética elaborado por um conselho profissional, diversas empresas nacionais e multinacionais instaladas no Brasil desenvolveram seus próprios códigos de éticas que procuram demonstrar, para os seus empregados, a forma como eles devem agir no ambiente de trabalho.

        Mas para darmos continuidade no resumo, vamos primeiramente definir o que seria um código de ética. Segundo pesquisas, podemos definir basicamente um código de ética como: “um acordo explicito entre os membros de um grupo social e/ou empresarial. E deve descrever um modelo de conduta para seus membros”.

        Um dos pontos mais citados nesses códigos de éticas criados por essas empresas cita a tratativa com o cliente, sempre devendo o cliente ser tratado com cordialidade, honestidade, respeito e dignidade e principalmente o cuidado com o sigilo dos dados desses clientes, nunca sendo os dados divulgados a menos que previamente autorizado pelo cliente. Lembrando sempre que empresa prestadora dos serviços de tecnologia da informação é responsável por esses dados.

        Outro ponto que também citado nos códigos de éticas dessas empresas é o uso racional e limitado, para fins pessoais, das ferramentas da empresa, como, telefones, fotocopiadoras, aparelho de fax, computadores pessoais e acesso à internet. Temos que ter a ciência que devemos ter bom senso ao utilizar esses recursos e lembrar que o uso dos recursos corporativos é um privilégio, não um direito. Devemos então, sempre que possível, minimizar esse uso.

        Comportamentos desonestos ou assédio sexual no ambiente de trabalho não são tolerados, independentemente de ser originário de um superior, colega, cliente, colaborador, fornecedor ou de qualquer outra pessoa.

        Um ponto a ser observado também é a questão permissão de algumas empresas de contratação de parentes. Algumas empresas permitem esse tipo de contratação, desde que as pessoas envolvidas não seja gerente imediato um do outro, nem que esteja diretamente envolvido na empregabilidade um do outro.

        Quando se fala em uso de softwares piratas, quebra de direitos autorais e propriedade intelectual, como música, trabalhos literários, fotografias e etc., essas empresas são bem rígidas no assunto.

A internet no ambiente de trabalho é outro ponto que devemos ter bastante responsabilidades ao fazer uso. Acredito que o uso adequado da internet nos ambientes de trabalho deveria ser hoje o principal assunto tratado nos treinamentos iniciais de todo funcionário recém-admitido, já que se trata de uma das ferramentas mais importantes dentro de uma empresa.

Podemos concluir que mesmo ainda não possuindo um conselho profissional que elabore um código de ética definitivo que norteiem os profissionais da área da informática, muitas empresas fazem um grande esforço para desenvolver um código de ética interno que seja coerente e se faça ser respeitado. Cientes disso, devemos nos policiar para agirmos com ética e coerência em tudo que fizermos como profissionais, sempre estando ciente de nossas responsabilidades como profissionais de TI.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (80.5 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com