TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saude E Qualidade De Vida

Exames: Saude E Qualidade De Vida. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2014  •  5.904 Palavras (24 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 24

Saúde e qualidade de vida na terceira idade

Health and quality of life at the third age

Mestre em Educação

(Brasil) Khaled Omar Mohamad El Tassa

khaled@irati.unicentro.br

Resumo

As alterações na fisionomia demográfica das sociedades, com o crescimento da população idosa, vem sendo sentida claramente na contemporaneidade, onde a velhice vem recebendo maior atenção por parte de vários segmentos da sociedade. O confronto do tema com a realidade presente vem proporcionando discussões relevantes no contexto social, econômico, cultural e político, o que enfatiza o debate do papel exercido pelo idoso na sociedade. Tem-se como objetivos da pesquisa identificar a importância da atividade física na melhoria da qualidade de vida dos idosos e analisar de maneira subjetiva a interferência da atividade física regular para os idosos. A problemática a ser tratada na pesquisa consistiu em conhecer, descrever e interpretar o processo de envelhecimento e estabelecer relação na busca de um nível de qualidade de vida melhor à população idosa. Trata-se de uma revisão bibliográfica acerca do tema envelhecimento, saúde e atividade física, a partir de reflexões e ações que vem sendo realizadas junto às necessidades dos idosos, onde buscou-se analisar de maneira subjetiva a interferência da atividade física regular no cotidiano dos idosos.

Unitermos: Idoso. Envelhecimento. Atividade física. Qualidade-de-vida. Terceira idade

Abstract

The alterations at the societies’ demographic physiognomy with the old – aged population increase, it can be felt nowadays, where the old-aged people receive more attention from many societies’ followings. The themes’ comparison with the present reality provides discussions at the social, economic, cultural and politic context; it projects the old-aged function at the society. The search has the objectives to identificate the physical activity importance in the old-aged people’s quality life, and to analyze in a subjective way the interference of the physical activity for old-aged people. The problem to be discussed at the search consisted in knowing, describing and explaining the growing old process and to establish a relation in a investigation of a level of quality to the old people in their lives. It is a bibliographical revision about the theme: old age, health and physical activity, from the reflections and actions that it is being realized next to old-aged people’s necessities, where was analyzed in a subjective way the regular physical activity interference at the old-aged people daily.

Keywords: Old-aged people. Growing old. Physical activity. Quality of life. Third age.

http://www.efdeportes.com/ Revista Digital - Buenos Aires - Año 13 - N° 119 - Abril de 2008

1 / 1

1. Introdução

O processo de envelhecimento e suas conseqüências se constituem em preocupações da humanidade desde o início da civilização. Os estudos realizados a partir do século XX, englobando inicialmente os aspectos biológicos do envelhecimento, mas que progressivamente foi abarcando todas as áreas do conhecimento, foram reunidos sob o título Gerontologia, cujo conceito consiste no estudo dos processos de envelhecimento, com base nos conhecimentos biológicos, mental, social e comportamental.

Conforme apresenta Freitas (1) foi no início do século XX, que a ciência do envelhecimento teve grandes avanços, onde os pioneiros Metchnikoff e Nascher em 1903 e 1909, respectivamente estabeleceram os fundamentos da gerontologia e geriatria, onde em 1903 Elie Metchnikoff defendeu a idéia de criação de uma nova especialidade voltada para o estudo do processo de envelhecimento, a gerontologia, denominação obtida a partir das expressões gero - velhice e logia - estudo.

A expansão do campo da gerontologia, se deu principalmente a partir da década de 1930, quando o campo de abrangência extrapolou aos aspectos biológicos, e o interesse em pesquisar e estudar os determinantes sociais, psicológicos do envelhecimento se tornou uma realidade. Atualmente, os avanços da gerontologia tem sido estimulados, dentre outros fatores, pelo grande interesse no estudo do envelhecimento, no tratamento de doenças resultantes do processo e na busca de um envelhecimento bem sucedido.

Desta forma, a Gerontologia se constitui num vasto campo multidisciplinar de atuação, onde a Educação Física tem presença marcante, através da contribuição teórica e empírica, na construção sociocultural do fenômeno da velhice, favorecendo a educação, integração e participação dos idosos na vida social e propiciando desta forma, novas aprendizagens e relações, ampliando as possibilidades na manutenção da funcionalidade, da flexibilidade e adaptação dos idosos. Interfere também biologicamente, através dos comprovados benefícios propiciados pela atividade física minimizando os reflexos do envelhecimento, que é um processo contínuo durante o qual ocorre um declínio progressivo de todos os sistemas fisiológicos, favorecendo o bem estar de seus praticantes.

Como já disseram inúmeros pensadores, o grau de desenvolvimento de determinada sociedade, não se mede apenas pela sua capacidade científica e tecnológica. O modo como são tratados os idoso e as crianças fornece um importante termômetro de sua civilidade. Uma sociedade que pretende ser desenvolvida não deve desprezar os conhecimentos acumulados, durante muitos anos, pelas gerações mais velhas. Tratar bem os idosos através de cuidados com sua saúde, é uma tarefa cada vez mais imperiosa em decorrência do aumento da longevidade humana e da natural fragilização física dos mais idosos.

O atendimento ao idoso nas áreas de ação da Ciência do Envelhecimento, seja através de suas ramificações: a geontologia social, a gerontologia biomédica ou a geriatria, atuam sobre os múltiplos aspectos do envelhecimento e suas conseqüências. Para tanto, Martins De Sá citado por Papaléo Netto (2) acredita que,

... justamente nesta área do conhecimento que a relação interdisciplinar e, portanto, interprofissional é particularmente relevante. Existem áreas de investigação e prática que não podem ser abrangidas por uma única

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.9 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com