TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sistemas De Informacoes Gerenciais

Casos: Sistemas De Informacoes Gerenciais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  4.341 Palavras (18 Páginas)  •  704 Visualizações

Página 1 de 18

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS

Atividade Avaliativa: Atividade Prática Supervisionada - ATPS apresentado ao Curso Superior de Administração da Universidade Anhanguera, como requisito para a avaliação da disciplina de Administração de Sistemas de Informações Gerenciaispara a obtenção e atribuição de nota.

Tutor EAD: MARCEL CIBIM

Prof. Tutor Presencial: Ademar Luiz Nascimento

SOBRADINHO/DF

NOVEMBRO DE 2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4

2. ETAPA 1 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: PRINCIPAIS CONCEITOS E ESTUDO DE CASO 5

2.1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O QUE É? PRA QUE SERVE? 5

2.2. ESTUDO DO CASO : GRUPO VAREJISTA DE ROUPAS ABC LTDA 6

2.3. A IMPORTANCIA DA TOMADA DE DECISÃO 8

3. ETAPA 2 – OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES E SEU PAPEL NA ADMINISTRAÇÃO 11

3.1. O NOVO PERFIL DO ADMINISTRADOR 11

3.2. A CONTABILIDADE DE CUSTOS E OS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS 11

3.3. VANTAGENS COMPETITIVAS X IDENTIFICAÇÃO NA SUA EMPRESA 13

4. ETAPA 3 - SISTEMAS DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES 15

4.1. SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS: PRINCIPAIS CONCEITOS 15

4.2. IMPLANTAÇÃO DO PROJETO DE GERENCIAMENTO DE INFORMAÇÕES NO GRUPO VAREJISTA DE ROUPAS ABC LTDA 16

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 19

1. INTRODUÇÃO

Há uma grande expectativa acerca das aplicações da Tecnologia da Informação (TI), que possibilitam novas alternativas de estratégias de negócios e novas possibilidades para as organizações. Contudo, há também um grande questionamento sobre os reais ganhos advindos dos investimentos em TI. Um enfoque centrado unicamente na eficiência das aplicações de TI não permite responder estas questões. Para avaliar os impactos da TI nas operações e estratégias das organizações, é necessário que haja foco na sua eficácia, nos resultados advindos das aplicações da TI em relação aos objetivos, metas e requisitos destas organizações. A eficácia deve ser mantida ao longo do tempo e, para este fim, é fundamental o conceito de Alinhamento Estratégico entre a TI e o negócio.

O presente trabalho aborda o papel da TI nas organizações, procura elucidar os principais pontos que transformam a TI numa real ferramenta de competitividade para as organizações.

2. ETAPA 1 - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:PRINCIPAIS CONCEITOS E ESTUDO DE CASO

2.1. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO: O QUE É? PRA QUE SERVE?

O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais. Segundo KENNETH C. LAUDON e JANE P. LAUDOM(2010), entende-se por T.I todo software e todo hardware que uma empresa necessita para atingir seus objetivos organizacionais.

Alguns autores, como ALTER(1992), fazem distinção entre Tecnologia da Informação e Sistemas de Informação, restringindo á primeira expressão apenas os aspectos técnicos, enquanto que á segunda correspondem as questões relativas ao fluxo de trabalho, pessoas e informações envolvidas. Outros autores, no entanto, usam o termo tecnologia da informação abrangendo ambos aspectos, como é a visão de HENDERSON & VENKATRAMAN(1993).

Nos últimos anos, tem crescido a expectativa e o questionamento acerca do papel da TI. De um lado, surgem dúvidas acerca dos resultados oriundos dos investimentos em TI, e por outro, há uma espécie de encantamento com as aplicações de TI que viabilizam mecanismos da chamada economia globalizada, em especial os chamados e-commerce e e-business(PORTEr, 2001;Drucker, 200; Evans &Wurster, 1999; FRONTINI, 1999).

A missão da TI deve ser de agregar valor ao negócio através de novas tecnologias e processos para reduzir os custos do negócio e mitigar riscos organizacionais. Deve liderar a inovação, tornando fácil o uso da tecnologia para facilitar o crescimento dos negócios. A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico entro das organizações. A visão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias empresariais.

O uso eficaz da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da ideia de ferramenta de produtividade, sendo muitas vezes fator crítico de sucesso.

Atividades de apoio da TI às organizações:

1. Melhorar os processos de negócios;

2. Controlar os custos operacionais da organização;

3. Melhorar a atratividade e crescimento do relacionamento com os clientes;

4. Aumentar a vantagem competitiva da organização;

5. Melhorar a agilidade e flexibilidade da organização;

6. Agregar inteligência aos produtos e serviços da empresa;

7. Evitar ruptura de negócios por falhas de segurança da informação;

8. Melhor o faturamento da organização;

9. Introduzir inovações rapidamente;

10. Reduzir os ciclos de inovação de produtos e serviços;

O uso da TI torna a organização mais competitiva, e de acordo com o grau de maturidade da empresa, assim, é importante aos gestores de TI, agirem como agentes de mudança, motivando a transformação dos negócios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com