TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sociedade, Direito E Cidadania

Dissertações: Sociedade, Direito E Cidadania. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  1.647 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

1ª QUESTÃO

Faça uma análise comparativa entre a cultura de massa, cultura popular e indústria cultural.

Resposta: (01 Página no máximo)

Valor: 0,5

A cultura popular é o resultado de uma interação contínua entre pessoas de determinadas regiões e recobre um complexo de padrões de comportamento e crenças de um povo. A cultura popular surge das tradições e costumes e é transmitida de geração para geração, principalmente, de forma oral. Nasceu da adaptação do homem ao ambiente onde vive e abrange inúmeras áreas de conhecimento: crenças, artes, moral, linguagem, ideias, hábitos, tradições, usos e costumes, artesanatos, folclore, etc.

É o que diferencia e classifica um povo, é o que dá o tom e a cor a uma dada sociedade e abrange um modo de vida. Uma opinião amplamente sustentada é a de que a cultura popular tende a ser superficial. Os itens culturais que requerem grande experiência, treino ou reflexão para serem apreciados, dificilmente se tornam itens da cultura popular.

A Cultura de Massa tem como objetivo a massa popular, o povo, o grande público, onde são expostos, através de veículos de comunicação de massa, gostos preferenciais na cultura, independendo e indo além em relação à natureza social, étnica, etária, sexual ou psíquica.

A maior diferença entre cultura de massa e indústria cultural é que a cultura de massa era a cultura feito pelo povo, que vinha do povo e virava característica daquela sociedade como manifestação cultural. Já a indústria cultural é o que o povo é “imposto” a ter como cultura, ou seja, o mais relevante não é o que o povo pensa e sim o que a indústria acha que vai ter mais vantagens para ela própria.

Na cultura de massa, a arte prevalece, o povo faz sua própria arte, sua própria cultura, enquanto na indústria cultural a arte é sempre transformada em um produto industrializado, importando apenas se o produto de arte vai ser vendável e consumido em grande escala. Enquanto a espontaneidade e a originalidade da arte estão presentes na cultura de massa, o mesmo não se aplica à indústria cultural que visa sempre o que mais vai vender para a sociedade, sempre focado no consumo, e não na arte.

2 ª QUESTÃO

Com base na aula 01- Indivíduo e Sociedade compare os tipos de sanções que permeiam a nossa Constituição Federal. Fundamente sua resposta

Resposta: ( 01 página no máximo)

Valor: 1,0

Segundo Durkheim fato social é usado correntemente para designar quase todos os fenômenos que se passam no interior da sociedade, desde que apresentem um interesse social. Em seu livro As regras do método sociológico, publicado em 1895, Durkheim define o objeto da sociologia, os fatos sociais, com as seguintes explicações:

É um fato social toda a maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coação exterior; ou ainda, que é geral no conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo, uma existência própria, independente das suas manifestações individuais (p. 92‑93).

Na concepção durkheimiana, fato social relaciona‑se às ações da vida cotidiana, como a maneira de pensar, de sentir e agir de um determinado grupo social. Essas ações existem não apenas na mente de cada indivíduo, de cada membro de um grupo, como também são exteriores e exercem sobre eles um poder coercitivo.

A força coercitiva dos fatos sociais se torna evidente pelas “sanções legais” ou “espontâneas” a que o indivíduo está sujeito quando tenta rebelar-se contra ela. “Legais” são as sanções prescritas pela sociedade, sob a forma de leis, nas quais se define a infração e se estabelece a penalidade correspondente. “Espontâneas” são as que afloram como resposta a uma conduta considerada inadequada por um grupo ou uma sociedade. Multas de trânsito, por exemplo, fazem parte das coerções legais. Já os olhares de reprovação quando comparecemos a um local com uma roupa inadequada constituem sanções espontâneas.

3 ª QUESTÃO

Jorge Daher (2008) afirma em seu artigo ser um equívoco considerar as políticas públicas para a juventude, ações direcionadas somente a um segmento da sociedade ou grupo de interesse, a exemplo das cotas aos negros ou afrodescendentes. Diante do exposto, produza um texto dissertativo apresentando os seus argumentos sobre as principais políticas afirmativas implantadas no País.

Resposta: ( 01 página no máximo)

Valor: 1,0

As desigualdades originaram-se em decorrência de fatores naturais ou de fatores históricos, culturais, sociais, econômicos ou políticos. Independentemente das razões de distinção, são necessárias políticas que permitam equilibrar ao máximo o acesso a direitos e oportunidades, a partir de instrumentos jurídicos e políticos de igualação, que se dá pelas ações afirmativas. Somente concebendo o princípio da igualdade nas suas acepções formal e material, demonstrando que só existe tratamento isonômico se houver a distinção das situações de desigualdade ocorrentes, tratando-se os indivíduos desigualmente é que se compreende a necessidade de implementação das ações afirmativas.

O suporte para as políticas de ação afirmativa estão em documentos internacionais, na experiência norte-americana, e no direito interno, expressamente na Constituição Federal. Apesar disso, denota-se uma resistência as ações afirmativas, inclusive pela conivência do poder público, seja pela omissão legislativa, falta de esforço – vontade política – do executivo e pelo acanhamento do judiciário.

As seis principais fontes de desigualdades no Brasil – Renda, Emprego, Habitação, Educação, Saúde e Saneamento. Dessas, apenas os dois primeiros âmbitos – renda e emprego – são susceptíveis de formas diretas de produção de desigualdades. O papel das ações afirmativas é importantíssimo para fazer valer o enunciado na Constituição Federal de 1988. São instrumentos de transformação social para o resgate de direitos ainda não realizados na sociedade atual. Não se pode interferir ou impor quaisquer formas de restrições às liberdades de escolhas e opções, ao tempo em que devem ser ofertadas iguais condições de competitividade e oportunidades de inclusão social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com