TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sugestões Para Planejamento Interno

Pesquisas Acadêmicas: Sugestões Para Planejamento Interno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  1.324 Palavras (6 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 6

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Avenida 10 de Abril, 219, Centro – Baixo Guandu – ES

SUGESTÕES PARA PLANEJAMENTO INTERNO - 2014

Data: 04 de fevereiro de 2014.

Local: Escolas

Primeiras providências

Reúna a equipe gestora com antecedência para preparar a semana. Algumas ações devem ser realizadas:

- Boas vindas aos professores e funcionários

A cada ano que se inicia, novos grupos de professores e alunos se formam. Como recepcionar, integrar e aproveitar bem o potencial dessas pessoas? Os especialistas são unânimes: saber que pertencemos a um grupo, de verdade, é fundamental para garantir o comprometimento e o bom resultado do trabalho, tanto dos educadores como dos estudantes. Por isso, os primeiros dias devem ser cuidadosamente preparados pela direção e a coordenação para receber os novos integrantes.

• Sugestão: Para que haja aproximação dos funcionários novos e antigos, pode ser feito um café da manhã especial. Na chegada disponibilizar a cada uma das pessoas, um crachá com identificação. Quem chega para o primeiro dia de trabalho encontra sobre a mesa, montada no refeitório, um envelope com seu nome. Ao abrir, recebe uma mensagem de boas-vindas e uma missão bem simples, como servir outro funcionário. A ideia é transformar o primeiro contato num momento divertido e descontraído.

• Preparar uma leitura para deleite.

• Com base no Regimento Comum das Escolas da Rede Municipal de Ensino, apresentar as atribuições de cada profissional.

• Rotina da Escola (horários de entrada, saída, recreio, hinos, etc).

• Apresentar as dependências da escola.

- Montagem do calendário da escola

Com base no Calendário da Secretaria Municipal de Educação (em que constam feriados, recessos e eventos da rede), planeje o calendário da escola, reservando datas para reuniões periódicas, como as de pais, do Conselho de Escola. Eleja alguns dias para atividades internas, para eleição dos representantes de classe, confraternizações e festas ou outro evento que a escola planeje realizar. Lembrando que o Calendário da Secretaria passará por análise e aprovação da Superintendência Regional de Colatina e poderá sofrer alterações.

- Consolidação dos dados da escola

Apresentar uma tabela com os principais dados da escola do ano de 2013 - números de matrículas iniciais e finais, as taxas de aprovação, repetência e distorção idade-série, os resultados de avaliações e planilhas de aprendizagens dos alunos – e refletir a realidade atual e traçar os objetivos almejados.

- Planejar a recepção dos alunos

Planeje e organize com a equipe gestora, os docentes e os funcionários como será o ano na sua escola e a recepção dos alunos na primeira semana de aula. Os professores deverão receber informações sobre as turmas para as quais darão aulas e isso certamente ajudará nas relações que se estabelecerão no início do ano letivo. Com todo o grupo, pense nos detalhes que farão com que os alunos se sintam acolhidos e formem (ou fortaleçam) os laços afetivos com a escola - condição importante para que a aprendizagem aconteça. A seguir, uma pauta para você discutir com a equipe:

1. Organização das salas

Antes de os alunos chegarem, combine com professores e funcionários a maneira como a sala de aula deve estar organizada. No primeiro dia, as formações circulares facilitam a integração e por isso são mais indicadas do que fileiras (que não favorecem a socialização).

2. Recepção

Decidam em conjunto o local em que cada um receberá os alunos. A sugestão é que a equipe gestora fique no portão para cumprimentar não somente as crianças e os jovens, mas também os pais que costumam acompanhar os filhos à escola, tirar dúvidas e ajudar os alunos, principalmente os novatos. Atitudes como essa demonstram que os gestores estão abertos a questionamentos e interessados em acolher todos os estudantes desde o início do ano letivo. Os professores podem esperar pelos alunos no refeitório para que organizem as filas e sejam dadas as boas vindas. Combine com os funcionários de apoio que eles se posicionem nos corredores e em locais em que possam ajudar a informar a localização de cada classe ou ainda orientar sobre o caminho para os banheiros, o bebedouro etc. e outras dúvidas que os estudantes possam ter.

3. Apresentação em sala de aula

Reflita com os professores sobre a importância de apresentar os novos alunos aos demais antes do início dos trabalhos. Peça aos docentes que estimulem a criança a falar um pouco sobre ele mesmo, seu histórico e sua relação com os estudos. Depois, todos podem contar o que fizeram durante as férias. Os professores podem contribuir dando ideias para organizar esse momento e apresentar maneiras de fazer isso. Exemplos: cada aluno pode contar sobre algo que aprendeu nas férias, um lugar que visitou, uma história que leu ou assistiu. Entre os mais velhos, também

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com