TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Síntese - O enigma de Kaspar Houser

Por:   •  8/3/2017  •  Dissertação  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]Aluno: Jonathas Souza de Santana

Disciplina: Sociologia

Síntese: O enigma de Kaspar Houser

O Filme O Enigma de Kaspar Houser traz uma reflexão a cerca da necessidade que o ser humano possui de viver em sociedade, pois ele mostra a história de homem que cresceu e viveu isolado por grande parte de sua vida e por consequência disso não conseguiu desenvolver completamente habilidades básicas do ser humano.

A história começa mostrando uma cena em que o personagem principal encontra-se em uma espécie de cativeiro onde supostamente ele passou grande parte de sua vida. Naquele lugar ele recebe água e comida, além de dormir nas palhas alojadas no chão e distrair-se com um pequeno cavalo de madeira. Ele é deixado pelo seu antigo responsável em uma cidade próxima com uma carta em sua mão. A carta dizia que o rapaz foi abandonado em sua porta quando criança e que o seu antigo responsável já não tinha mais condições de cuidar dele por possuir mais doze filhos.

As autoridades locais acolheram o rapaz abandonado e cuidaram dele. Para que as despesas dele fossem compensadas, Kaspar foi levado para exibição em um circo, pois aquele tipo de gente era incomum aos olhos do povo. Ele tinha uma capacidade motora reduzida, sua fala era limitada, pois conhecia bem poucas palavras,  não tinha noção de dimensões ou de espaço, e mesmo depois de aprender algumas palavras não as conseguia relacioná-las ao seus correspondentes.

Kaspar recebeu educação, porém ele possuía uma capacidade de assimilação muito baixa e se questionava, por exemplo, porque ele não poderia aprender a tocar piano da mesma forma como respirava. Entre outras coisas, o personagem não conseguia compreender a existência de Deus e questionava como alguém poderia criar tudo a partir do nada. Em determinado momento sentiu-se rejeitado por ser diferente.

Relacionando o filme assistido com o texto proposto em sala de aula, ficou claro como é fundamental o aprendizado na vida do ser humano. Uma criança possui certos instintos, mas ela precisa de estímulos para desenvolvê-los. As habilidades mais básicas de Kaspar Houser só poderiam ser aprendidas ou aprimoradas se ele tivesse recebido conhecimento e estímulos.

A relação do homem com a sociedade é essencial, pois ela é a base para a aquisição do conhecimento, o compartilhamento de experiências e até mesmo a sobrevivência de si mesmo. Isso fica evidenciado no filme

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (91 Kb)   docx (39.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com