TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA REFLEXÕES SOBRE A SEGURANÇA PÚLICA

Por:   •  5/12/2016  •  Projeto de pesquisa  •  2.473 Palavras (10 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE FANAN

CURSO: TECNÓLOGO EM GESTÃO PÚBLICA

         

REFLEXÕES SOBRE A SEGURANÇA PÚLICA

NO ESTADO DE MATO GROSSO

JÉFFERSON MOLINA

PAULO RICARDO VELOZO

ORLANDO DO LIVRAMENTO RODRIGUES

CÁCERES – MT

2016

JÉFFERSON MOLINA

PAULO RICARDO VELOZO

ORLANDO DO LIVRAMENTO RODRIGUES

REFLEXÕES SOBRE A SEGURANÇA PÚLICA

NO ESTADO DE MATO GROSSO

Projeto de pesquisa apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina TCC, sob a orientação do professor:

CÁCERES – MT

2016

SUMÁRIO

1.  INTRODUÇAO / RESUMO        

2. JUSTIFICATIVA        

3. OBJETIVOS        

3.1 GERAL        

3.2 ESPECÍFICOS        

4. METODOLOGIA DA PESQUISA        

5. ANEXOS        

REFERÊNCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

Este artigo tem como objetivo analisar a situação atual da segurança pública em Mato Grosso, através do seu conceito e também destacar as ações que estão sendo desenvolvidas para minimizar os altos índices de violência no Estado.

O seguinte trabalho não busca dar uma solução mágica para sanar a criminalidade e a violência, mais, sim indicar caminhos que devem ser seguidos para uma melhora nos índices de Violência e Brasil e principalmente em Mato Grosso.

A segurança pública poder ser conceituada da seguinte forma:

Segurança Pública é uma atividade pertinente aos órgãos estatais e à comunidade como um todo, realizada com o fito de proteger a cidadania, prevenindo e controlando manifestações da criminalidade e da violência, efetivas ou potenciais, garantindo o exercício  pleno da cidadania nos limites da lei. (http://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/orgaos-de-seguranca-1/conceitos-basicos)

Portanto, não somente o Estado, mas também os cidadãos tem o dever de ajudar os órgãos competentes no que se refere a segurança pública.

O brasil possui números elevadíssimos de homicídios por 100 mil/hab. Cerca de 55.000 segundo dados do governo.

O sistema institucional da segurança em Mato Grosso tem se mostrado ineficaz para conter a escalada da criminalidade que assola a Sociedade, demandando urgentes e enérgicas medidas estruturantes e de combate efetivo ao crime, nas suas mais variadas manifestações. O Estado apresenta uma série de condições próprias que requerem estratégias específicas de enfrentamento. As grandes dimensões territoriais determinam a necessidade da descentralização e compatibilização das ações e dos pólos de comando operacional, bem como a horizontalização das estruturas organizacionais, visando a delegar autoridade e responsabilidade aos escalões que efetivamente lidam com o problema, aproximando a solução do cidadão. A integração e otimização das ações, e sua efetiva gestão em todo o território estadual, são condições necessárias para a redução da criminalidade e aumento da satisfação da sociedade com o sistema de segurança. O aumento da resolutividade do sistema estadual de segurança passa necessariamente pela reestruturação das instituições, equipando e capacitando as polícias militar, civil, os Bombeiros e a perícia técnica, segundo os novos modelos de atuação científica, inteligente e voltada para resultados, além de maior agilidade do Poder Judiciário. A coibição ao cometimento do delito pode ser alcançada através da aproximação do policial da comunidade em que se insere, fomentando a confiança e a participatividade. A integração de bancos de dados e recursos de sistemas de informações e tecnológicos entre as instituições – e entre estas e as demais esferas nacionais – representa também condição necessária à eficácia policial.

DIAGNÓSTICO DA SEGURANÇA NO ESTADO

O principal produto que um governo tem a responsabilidade de entregar ao seu cidadão, com relação à Segurança Pública, é a sensação de segurança. O cidadão deve estar seguro de fato, segurança objetiva esta que compõe a sensação de segurança junto com a segurança subjetiva, mas esta última se refere ao grau de medo que a pessoa sente em sua casa, em seu bairro, em sua cidade, independentemente do risco objetivo que corre de sofrer uma agressão física ou ao seu patrimônio. A segurança subjetiva, analisada separadamente da objetiva, referese ao grau de confiança que o cidadão tem nas Instituições (nas de segurança em particular), ao grau de divulgação de crimes e violência a que o cidadão tem acesso, e à visualização da estrutura de segurança próximo de si, como prédios da segurança, viaturas e policiais. O sentimento de insegurança acomete a 6,2% dos pesquisados que se declaram muito inseguros ao andarem no bairro onde residem durante o dia. A insegurança cresce ao andar à noite, 15,4% dos entrevistados se disseram muito inseguros nessa situação no próprio bairro, como pode ser visto nos gráficos que se seguem.

[pic 1]

Quanto à sensação de segurança em andar em outros bairros da cidade, apenas 35,5% se sentem muito seguros e 15,1% se sentem muito inseguros durante o dia. À noite o percentual dos que se sentem muito seguros cai para 20,2% e os que se declaram muito inseguros sobe para 29,7%.

 

         SENSAÇÃO DE SEGURANÇA EM OUTROS BAIRROS DA CIDADE 

                             DE DIA                                                          À NOITE  

[pic 2]

 [pic 3]

Fonte:DataUFF          –  Novembro de 2010 Pesquisa de Vitimização MT 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (293.3 Kb)   docx (98 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com