TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia

Por:   •  8/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.522 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
Centro de Educação a Distância


Curso Superior de Serviço Social

Atividade Prática Supervisionada

Disciplina: Psicologia e Serviço Social II

Profa. Helenrose A.da.S.pedroso

Tutor Presencial: Profa. Ellen Elaine R. Oliveira

 Aline Lucia dos Santos Magalhães        RA 433147

Bruno Rodrigues Oliveira                      RA 416261

Edineia Francisca Rodrigues                  RA 411355

Fabiana S. S. Moreira                     RA 7982704618

Lucilene Aparecida de S. Reginato        RA 414777

Ivinhema-MS

                                               2014

Sumário

INTRODUÇÃO        

ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE        

CONFLITOS SOCIAIS        

ANALISE DO ARTIDO DE MARTÍN-BARÓ        

CONCLUSÃO        

REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS        


INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho acadêmico é realizar uma análise do filme Tropa de Elite que retrata realidade social vivenciada nos dias atuais repleta de conflitos que o assistente social, pode enfrentar diariamente, independe de sua área de atuação e terá que colocar em prática tudo que aprendeu na sala de aula e no desenvolvimento das ATPS.


PSICOLOGIA SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL

ANALISE DO FILME TROPA DE ELITE

 

CULTURA

Cultura é conjunto de conhecimentos adquiridos e herdados pela sociedade. Cada país possui a sua própria cultura e é influenciada por vários fatores expressados através da musica, do teatro, rituais religiosos, manifestações artísticas, ou seja, e toda crença adquirida com o convívio social.

MANIFESTAÇÕES CULTURAIS APRESENTADAS NO FILME

O filme produzido na Favela do Rio de Janeiro aparece pessoas de classe media baixa que adotam o Baile Fank como cultura, passando se expressar através da musica para a sociedade. E o Fank também trazia pessoas que moravam fora da favela com condição financeira superior que se encantava com o baile, Tinham pessoas que realizava manifesto em busca de trazer paz para as pessoas que vivem na favela, organizado pelas ONGS formadas por pessoas de classe média alta.

CONFLITOS SOCIAS

  • Violência
  • Drogas

O Filme Tropa de Elite conta uma historia que geralmente aparecem em capas de jornais, como é o dia a dia da população brasileira que moram na favela e sofrem diariamente com a violência e o dano que a droga provoca em uma sociedade.

Devido á necessidade de um lugar para morar a população mais carente é obrigada a construir casas em territórios totalmente inadequados para o crescimento do individuo, sofrendo descaso das grandes cidades e do poder publico por não terem o planejamento adequado.

 Devido a crescente taxa de desemprego e pobreza na favela a exclusão social tem levado algumas crianças e adolescentes a ficarem reféns do trafico facilitando envolvimento com a droga.

  Provocando o aumentando da violência e da desigualdade, ou seja, é necessário que o assistente e social entre ação em zelando pelo bem-estar coletivo, planejando e orientando nossa população, porque são capacitados para atuar em diversas áreas e situações de conflitos sociais assim intermediando processos importantes para a produção de saúde de forma humanizada assim como esta no código de ética do assistente social.

Art. 6°   O assistente social deve zelar pela família, grupo natural para o desenvolvimento da pessoa humana e base essencial da sociedade, defendendo a prioridade dos seus direitos e encorajando as medidas que favoreçam a sua estabilidade e integridade.

Art. 36°  Além do respeito às disposições legais, a  responsabilidade moral deve ser o alicerce em que se assentará p trabalho do assistente social, pois na consciência reta estará a maior garantia do respeito e exercício dos direitos individuais e sociais.

Analise do artigo de Martín-Baró

Com embasamento no filme e na leitura do texto os policiais do BOPE SE dividem em dois grupos. Policiais que lutam contra o trafico de drogas e levam paz para as pessoas do morro onde a sofrimento. E policiais corruptos que se aproveitam do trafico de drogas para ganhar dinheiro.

 A divisão dos policiais do BOPE depois de varias discussões dentro do grupo chegamos á um consenso que a policiais bem-intencionados classificados de grupo funcional que agem em uma determinada estrutura social, implica na aplicação da lei e na proteção das pessoas. E outros classificados de grupo estrutural onde os policiais desvirtuados de suas funções trabalham por interesses e controlando os meios de produção do poder.

 Funciona basicamente como uma pirâmide onde as relações de poder do BOPE se classificam em nível de poder. Exemplo o Capitão Nascimento tem o maior poder e manda nos soldados de menos poder. E fica bem evidente na cena em que o próprio Capitão manda os soldados de menos poder a iniciar os treinamentos com os soldados novatos

O BOPE conhecido como Batalhão de Operações Especiais elite da policia treinada para combate em várias situações em estados brasileiros especialmente em favelas, mas também convivem com a corrupção de seus policiais que tiram proveito do trafego deixando livre a ação dos bandidos nas favelas, ate mesmo compram e vendem armas colaborando com o trafico de drogas. Porem ainda há policiais honestos que trabalhão para manter a ordem e fazer cumprir a lei, chamado de grupo funcional imprescindível para sociedade manter organizada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (255.6 Kb)   docx (92.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com