TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tecnologia: Força capaz de abalar indústrias e a sociedade

Por:   •  17/3/2017  •  Artigo  •  402 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Tecnologia: força capaz de abalar indústrias e a sociedade

O futuro do trabalho está intimamente ligado aos desenfreados avanços tecnológicos, e um assunto que vem preocupando a sociedade, ultimamente, é a substituição da mão de obra humana pela robotizada no ambiente de trabalho, na qual acredita-se que pode ser um fator determinante para que a taxa de desemprego aumente.

Para entender o futuro é necessário voltar ao passado, onde temos vários exemplos de inovações tecnológicas que mudaram drasticamente a história, mas não muito distante, cronologicamente, temos a revolução industrial no século XVIII, alavancada pela invenção da máquina a vapor, que tirou o homem do campo e o trouxe para as cidades, causando um desemprego em massa. Assim com a chegada das máquinas super inteligentes, a mão de obra humana foi ficando desnecessária em alguns aspectos, como o manuseio de máquina, porém ainda era importante ter alguém para a manutenção ou como o “cérebro” de todo o processo.

A inteligência artificial, poupará os trabalhos criativos, não rotineiros e que envolvem o intelecto das pessoas, e serão esses que criaram as novas tecnologias, já que as máquinas ainda não possuem essa característica, ou podemos dizer que esse avanço. Já os cargos em níveis operacionais, são mais fáceis de serem substituídos, uma vez que, cada vez mais é investido em tecnologia para essas áreas, e menos em pessoal, com habilidades e qualificações mais eficientes. Desta forma, para muitos especialistas, como Vinton Gray Cerf, o avanço tecnológico realmente vai acabar com vários empregos, mas também vai gerar outros, tudo é uma questão de saber se adaptar diante a todas circunstâncias e mudanças.

Portanto, é preciso acreditar que a IA não acabará com os empregos, pelo contrário, será uma aliada na tomada de decisões, gerando mais emprego com a abertura de novos negócios, produtos e serviços. Assim, o governo poderia dirigir os gastos públicos para uma melhoria na educação, ou até disponibilizando cursos técnicos, desencadeando uma melhor formação dos profissionais.

Karina Silva de Souza                                                              N°10                3°A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (296.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com