TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comportamental

Trabalho Escolar: Teoria Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2014  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 6

A TEORIA COMPORTAMENTAL A teoria comportamental (ou teoria behaviorista) da administração trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento (behavior sciences approach), o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores ( teorias clássica, das relações humanas e da burocracia) e a adoção de posições explicativas e descritivas. A abordagem comportamental, conhecida como behaviorista, segundo Chiavenato (2003), é caracterizada por ser decorrência da Teoria das Relações Humanas. Assim, sua ênfase ainda se encontra no comportamento humano, porém, leva em consideração o contexto organizacional, de forma mais ampla, abrangendo a influência desse comportamento na organização como um todo e as perspectivas das pessoas diante das organizações.

Origens da Teoria Comportamental

As origens da Teoria Comportamental da Administração são as seguintes:

• A oposição ferrenha e definitiva da Teoria das Relações Humanas (com sua profunda ênfase nas pessoas) em relação à Teoria Clássica (com sua profunda ênfase nas tarefas e na estrutura organizacional) caminhou lentamente para um segundo estágio: a Teoria Comportamental.

• A Teoria Comportamental representa um desdobramento da Teoria das Relações Humanas, rejeitando concepções ingênuas e românticas da Teoria das Relações Humanas;

• A Teoria Comportamental critica a Teoria Clássica, havendo autores que vêem no beheviorismo uma verdadeira antítese à teoria da organização formal, aos princípios gerais da administração, ao conceito de autoridade formal e à posição rígida e macanística dos autores clássicos.

• Com a Teoria Comportamental deu-se a incorporação da Sociologia da Burocracia, aplicando o campo da teoria administrativa.Também com relação à Teoria Burocrática, mostra-se muito crítica, principalmente no que se refere ao " modelo de máquina" que aquela adota para representar a organização.

• A Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total dos conceitos administrativos: ao criticar as teorias anteriores, o behaviorsmo na Administração não somente reescalona as abordagens, mas amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza.

As ideias centrais da Teoria Comportamental são:

• Hierarquia das necessidades de Maslow: Este autor apresentou uma teoria da motivação, separando as necessidades humanas em níveis hierárquicos de acordo com a importância e a influência, visualizada em forma de uma pirâmide. Na base desta pirâmide encontram-se as necessidades mais baixas ao qual ele designou como necessidades fisiológicas. A seguir as necessidades de segurança caracterizada como condições de trabalho, salários, benefícios e estabilidade de emprego. Depois as necessidades sociais movidos pelas relações de amizade, interações com clientes e gerentes. As necessidades de estima, refere-se a responsabilidade por resultados, orgulho, reconhecimento e promoções. E por fim, as necessidades de auto-realização que se trata do trabalho mais criativo e desafiante, com diversidade, autonomia e participação nas decisões organizacionais.

Idalberto Chiavenato expressa sua posição em relação a teoria de Maslow da seguinte forma: “As pesquisas não confirmaram cientificamente a teoria de Maslow e algumas delas até mesmo a invalidaram. Contudo, sua teoria é bem estruturada e oferece um esquema orientador e útil para a atuação do administrador”. (2000, p.396)

• Teoria dos dois Fatores de Herzberg: Esta teoria de Frederick Herzberg explica o comportamento das pessoas em situação de trabalho. Para ele existem dois fatores que orientam o comportamento das pessoas: os fatores higiênicos ou extrínsecos definidos como salários, benefícios, tipos de chefia ou supervisão, condições físicas de trabalho, políticas e normas da empresa, clima organizacional, etc; e os fatores motivacionais ou intrínsecos que expressa o trabalho em si a realização, reconhecimento, responsabilidade e progresso profissional.

• Teoria X e Teoria Y de McGregor: A Teoria X e a Teoria Y de Douglas McGregor são dois estilos antagônicos de se administrar, ao qual ele expõe a seguinte posição:

A Teoria X oferece à direção uma desculpa fácil para um desempenho organizacional ineficiente, que seria devido à natureza dos recursos humanos com o qual temos de trabalhar. Para a Teoria Y, ao contrário o problema está na direção. Se os empregados são preguiçosos (...) e não querem cooperar, a Teoria Y sugere que as causas se encontram nos métodos de organização e de controle empregado na Administração. (MCGREGOR, 1980 p.53)

A Teoria X refere-se a Teoria Clássica e a Teoria da Burocracia devido ao bitolamento da iniciativa individual, pouco espaço para a criatividade, rotina de trabalho, forçando as pessoas fazerem exatamente o que as organizações querem que elas façam independente de suas opiniões ou objetivos pessoais. Esta teoria apresenta-se de forma autocrática, considerando o homem como indolente e preguiçoso, irresponsável, egocêntrico, com resistência a mudanças e ausência de autocontrole e autodisciplina.

Já a Teoria Y trata-se da moderna concepção de administração de acordo com a Teoria Comportamental, baseando-se em premissas atuais e sem preconceitos a respeito da natureza humana, abordando que as pessoas não tem desprazer em trabalhar, nem são resistentes às necessidades da empresa, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com