TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comportamental

Casos: Teoria Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.256 Visualizações

Página 1 de 3

teoria comportamental da administração

Pode-se dizer que a Teoria Comportamental teve início em 1947, com o surgimento do livro “Teoria Comportamental na administração: O Comportamento Administrativo”, de Herbert A. Simon, o qual constituiu um ataque aos princípios da Teoria Clássica e à aceitação – com os devidos reparos e correções – das principais ideias da Teoria das Relações Humanas.

As principais características da Teoria Comportamental são:

• A grande ênfase nas pessoas;

• A preocupação com o comportamento organizacional e os processo de trabalho);

• O estudo do comportamento humano.

Hierarquia das necessidades de Maslow

Abraham H. Maslow foi um psicólogo americano conhecido pela proposta de categorizar e hierarquizar as necessidade humanas , em 1943 Maslow formulou um conceito de hierarquia de necessidades que influencia o comportamento humano , Maslow queria mostrar como nos seres humanos sentimos a necessidade de buscar a auto realização , para mostrar sua teoria Abraham H. Maslow criou uma pirâmide para mostrar as necessidades básicas.

O objetivo de todas as pessoas segundo Maslow é alcançar a auto realização em todas as áreas da vida o equilíbrio entre as necessidades básicas e as necessidades que tangem a realização plena .

"Quanto mais saudáveis nós somos emocionalmente, mais importantes se tornam nossas necessidades de preenchimento criativo no trabalho. Ao mesmo tempo, menos nós toleramos a violação de nossas necessidades para tal preenchimento." (Abraham H. Maslow)

De acordo com HOFFMAN(1999) hoje a auto-realização no ambiente de trabalho é uma questão estratégica para as empresas. Neste sentido, Abraham Maslow deixou um enorme legado para aqueles que trabalham com a psicologia organizacional, os profissionais de Recursos Humanos e atualmente todos os gerentes e executivos.

Teoria dos dois fatores de Herzberg

Frederick Herzberg psicólogo americano criou dois fatores que influência no comportamento da pessoas no ambiente de trabalho.

• Fatores Higiênicos: Os principais fatores higiênicos são: salário, benefícios sociais, tipos de chefia ou condições físicas e ambientais de trabalho.

Quando os fatores higiênicos são ótimos eles evitam a insatisfação dos empregados, Quando os fatores higiênicos são precários, eles provocam a insatisfação dos empregados.

• Fatores motivacionais: Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realização, e dependem das tarefas que o indivíduo realiza no seu trabalho. O efeito dos fatores motivacionais sobre as pessoas é profundo e estável. Quando os fatores motivacionais são ótimos, eles provocam a satisfação nas pessoas.

Teoria x e teoria y

McGregor, um dos maiores contribuintes no estudos da Teoria Comportamental, criou a teoria x e a teoria y .

-Teoria x um estilo baseado na teoria tradicional, mecanicista e pragmática

as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com