TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Comportamental

Casos: Teoria Comportamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria comportamental ou também conhecida como teoria Behaviorista possui dois objetivos básicos descritos abaixo:

1 – Compreender o sistema social da organização, ou organização informal.

2 – Compreender as pessoas como indivíduos e as características que tornam cada uma diferente das demais, e o impacto dessa singularidade sobre o desempenho.

De uma maneira geral, quando adotado o sistema comportamental o que passa a ser importante é o sistema social da empresa como um todo, ou seja, qual o papel de cada indivíduo dentro do conjunto e como cada indivíduo pode exercer influência sobre seu meio de atuação. Sendo assim, o sistema comportamental passa a ter mais influência sobre o desempenho da organização do que o próprio sistema técnico (máquinas, métodos de trabalho). Dado enfoque não se deu por acaso e tem como base cinco grandes estudos, são eles: O movimento pelo bem-estar dos trabalhadores, o pensamento humanista dentro da escola clássica, a psicologia industrial, o estudo do fator humano no papel dos gerentes e o estudo da dinâmica de grupo.

Explanação sobre cada movimento:

A) Movimento pelo bem-estar dos trabalhadores;

A corrente dos autores que enfatizam as pessoas e seu bem-estar tem antecedentes muit antigos. Para o estudo da administração, é importante considerar que essa corrente ganhou grande força durante a revolução industrial devido as grandes dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores da época.

B) O pensamento humanista na escola clássica;

Formados por pensadores que se preocupavam com as condições das pessoas no ambiente de trabalho, com isso frisavam que os trabalhadores deveriam ajudar a organizar seu ambiente de trabalho e dispor de meios para alcançar um padrão respeitável de vida. Também visavam que os trabalhadores dispusessem de tempo apropriado de lazer para o autodesenvolvimento.

Deveriam também ficar protegidos do desemprego involuntário, participar dos lucros de acordo com sua contribuição e também na relação entre mão-de-obra e empregados o que deveria predominar é o espirito de igualdade.

C) O estudo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com