TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qual foi a teoria de Max Weber?

Por:   •  27/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

Qual foi a teoria de Max Weber?

No final do século XIX, o sociólogo alemão e economista político Max Weber(1864- 1920), apresentou o conceito de burocracia na administração. A teoria apresentada por Max Weber afirma que, para gerenciar uma organização com eficiência, é preciso ter uma visão clara de autoridade, juntamente com regras, procedimentos e regulamentos adequados para controlar cada operação comercial.

Definição de Burocracia.

‘’ A burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais’’. O termo citado refere-se a qualquer tipo de organização, sendo: empresas privadas, públicas, sociais, ou até mesmo sem fins lucrativos. Segundo Max Weber, essa estrutura seria indispensável em grandes organização na execução de todas as tarefas por um grande número de funcionários.

Max Weber e sua teoria da burocracia

A teoria burocrática de Max Weber, existem três tipos de dominação que podem ser encontradas nas organizações; poder tradicional, poder carismático e poder legal. Dominação carismática: justificada pelas características do líder e aceita pelos súditos em função da sua fé, o que, em caso do surgimento de uma organização administrativa, a deixa instável e indeterminada. Dominação tradicional: O líder é designado em virtude da crença, onde sua santidade de ordenação e seus poderes senhoriais, é de uma dominação patriarcal, sendo herdado e obedecido por seus sucessores. Dominação legal- racional: Se baseia nas leis, estatutos, regras sancionadas pela sociedade, e é independente do líder ou chefe que as faz cumprir. Após Weber ter identificado esses três fatores, começou o desenvolvimento da moderna burocracia. Como da economia monetária, onde percebe-se que a moeda não apenas facilita, mas racionaliza as transações econômicas. Na burocracia a moeda tem um papel de remunerar em espécie para os funcionários, permitindo então uma autoridade e o fortalecimento da administração burocrática. O desenvolvimento tecnológico fez com que as tarefas sejam aperfeiçoadas de modo geral. Assim os sistemas sociais cresciam em conjuntos, fazendo as empresas produzirem em massa, sufocando as empresas de baixo crescimento. Consequentemente as empresas necessitavam de cargos, para que houvesse um maior controle de mercado e que seja mantido o seu funcionamento.

Princípios da teoria burocrática

As organizações governamentais adotaram a teoria da burocracia. Max Weber deu os seis princípios, que segundo ele seria de maneira eficaz e eficiente para gerenciar uma organização.

Hierarquia da autoridade

Weber sugeriu que deveria haver uma hierarquia sistemática nas organizações, definindo a posição de cada funcionário do nível mais baixo ao superior. Esse sistema, cada funcionário não deve ficar sem supervisão, quais ordens ele precisa seguir, e qual é o papel de cada funcionário da organização.

Regras e regulamentos formais

Deve haver um conjunto claro de princípios, procedimentos, regras e regulamentos por escrito, a serem seguidos universalmente por todos os que trabalham na organização, independentemente de sua posição.

Divisão de Trabalho

O trabalho deve ser dividido em conjunto de tarefas menores para garantir a obtenção da eficiência dentro das organizações, dando também a separação daquele que tem a capacidade de cumprir o trabalho.

Impessoalidade nas relações

A aplicação de regras e decisões gerenciais deve ser imparcial e independente da relação. Além das decisões devem ser baseadas em fundamentos racionais e práticos, e não em influência emocional ou impessoal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com