TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Totalitarismo: Um Conceito Válido?

Por:   •  26/7/2016  •  Artigo  •  17.115 Palavras (69 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 69

EPISTEME

versión impresa ISSN 0798-4324

EPISTEME vol.31 no.2 caracas dic. 2011

episteme

versão impressa  ISSN 0798-4324

Episteme vol.31 no.2 Caracas em dezembro. 2011

 

Totalitarismo: um conceito válido?

Miguel Angel Martínez Meucci

Departamento de Ciências Sociais. Universidade Simon Bolívar. E-mail do autor: martinez.meucci@mail.com

Resumo: O termo totalitarismo ?? ?? Ele tem apoiantes e detractores. A principal causa da sua natureza controversa reside na sua capacidade de combinar na mesma categoria, a regimes como o nazista e comunista, algo que é inaceitável para os críticos principais. De acordo com eles, o termo totalitarismo ?? ?? não seria mais do que uma formulação ideológica que foi utilizada maciçamente desde o fim da II Guerra Mundial, a fim de criminalizar o comunismo e colocá -lo na mesma altura que o nazismo.Além disso, eles também são muitos que dizem que o uso desse termo é impróprio ou anacrônica no início do século, quando certos regimes e práticas políticas são frequentemente denunciados como ?? dois totalitário ?? ou propensas ao totalitarismo. Este teste é para sondar a natureza e relevância deste debate, e definir algumas evidências para apoiar o quanto o conceito de totalitarismo ?? ?? é não de natureza puramente ideológico e por que ele continua a ser relevante para a compreensão de diversos próprias políticas dinâmicas do nosso tempo.

Palavras-chave : totalitarismo, homem-massa, o homem-rede.

Totalitarism : um conceito atual?

Resumo: O conceito de totalitarismo ?? ?? Ambos têm defensores e detratores. Sua natureza controversa vem de sua capacidade de considerar tanto o nazismo eo comunismo como equivalentes, como suscetível de ser categorizado em um mesmo conceito, algo inaceitável para os seus críticos. De acordo com eles, a noção de totalitarismo ?? ?? nada mais é que uma formulação ideológica, utilizada maciçamente o mesmo nível do nazismo. Por outro lado, muitos denunciam como um anacronismo ou como algo completamente o hábito de chamar impróprio ?? totalitário ?? ou totalitário de tendência ?? ?? Vários regimes contemporâneos e práticas políticas. Este ensaio pretende explorar a natureza e pertinência deste debate, bem como alguns elementos para estabelecer a ordem para argumentar no conceito de ?? que o totalitarismo ?? Simplesmente não é ideológica, mas uma noção útil para compreender o século 20 e várias dinâmicas políticas do nosso tempo.

Palavras-chave: totalitarismo, Mass-Man, Homem-Net.

Recebido: 15/02/11  Aceito: 11-03-11

1. introdução

Este artigo se propõe a investigar a noção ou termo totalitarismo e fornecer alguns argumentos para defender o âmbito ea validade deste conceito, não só para a compreensão do século XX, mas também para compreender a natureza de várias práticas e regimes nossa tempo. No geral, argumenta-se que o totalitarismo não é apenas uma forma de governo, mas um conjunto de práticas e mentalidades que moldam os homens, e suas relações sociais de certos chave idéias de certas formas de vida a sociedade e as particularidades que envolvem o desenvolvimento industrial. O totalitarismo é, portanto, uma forma de geração de energia , caracterizada por uma irreprimível tendência para a irracionalidade e suicídio certo sociais ?? ?? vocação, de modo a falar.Portanto, isso é plenamente possível para argumentar que este é um regime ?? ?? na forma como Tocquevilleentendeu o termo, isto é, não só como uma forma de governo, mas também como um modo ou de mentalidade coletiva através do qual a sociedade entende o poder e interação social. Apenas nesse sentido você pode entender porque o conceito de totalitarismo não só tem um poderoso, mas também continua plenamente válido entender quando determinadas práticas políticas que ocorrem hoje. O argumento é composto por três partes principais. Na primeira, ele fornece uma breve definição do que é geralmente entendida por totalitarismo . Em segundo um ponto de vista geral a partir do qual ela é concebida e sentido a ideia de criar o totalitarismo , argumentando que tais conceitos (como nós sabemos) só poderia ter surgido nos o Ocidente e, mais especificamente, no âmbito do projecto moderno e ilustrado. Na terceira secção, alguns exemplos de casos actuais, em que o uso do termo delineado totalitarismo pode manter uma força considerável.

2. O que significa o totalitarismo ?? ???

O uso do termo ?? totalitário ?? É típico do século XX. Como afirmado Friedrich Welsch , 2 é atribuída a Giovanni Amendola uso da palavra para a primeira vez para se referir ao governo de Benito Mussolini maio 1923, enquanto Il Duce o que então seria usar, com o maior orgulho, para se referir a seu próprio regime . A partir daí, no entanto, a palavra que começa a ser utilizado mais geralmente para referir-se a um certo tipo de regime, sempre com uma conotação claramente negativa. O aumento progressivo da utilização do termo vem da necessidade de conceptualizar um fenômeno que é considerado novo, bem como a necessidade urgente de compreender as origens deste fenómeno. O horror absoluto que se seguiu como um resultado de regimes totalitários mereceu um romance e muito - resposta teórica alcance. Welsch explica (seguindo Wippermann ) que não são três teorias ?? clássico ?? totalitarismo: ?? abordagem filosófico-político que deriva do fenômeno moderno do totalitarismo mais antigas idéias políticas ( Popper 1957, entre outros), a descrição histórica que coloca os elementos e as origens da dominação totalitária do imperialismo e do racismo (Arendt 1951) eo ideal estática típica que define os regimes totalitários de determinadas características (século XIX Friedrich /Brzezinski 1956) ??. 3 tentamos aqui muito brevemente as idéias desses autores, em uma ordem que nósconsideramos complexidade -se.

O estudo funcionalista de Carl Friedrich e Zbigniew Brzezinski estabelecida 6 condições básicas comuns a todos regime totalitário, a saber: a) uma ideologia elaborada, destinada a alcançar um estado de perfeição final da humanidade e com base em uma rejeição categórica da sociedade moderna ; b) um único partido de massas normalmente conduzido por um homem, que compreende cerca de 10% da população; c) o uso sistemático do terror, física ou psicológica, por uma polícia secreta exerceu controle dirigida não só contra os inimigos ?? ??manifestos do regime, mas também contra os grupos mais ou menos selecionados arbitrariamente população;d) A quase - monopólio dos meios de comunicação eficaz; e) o monopólio do uso efetivo de armas de combate, e f) toda uma economia centralizada através do controle burocrático de formalmente independentes entidades empresariais e outros grupos de controle alternativo. 4 Como os autores apontam, quatro dos estes 6 elementos estão relacionados com o próprio desenvolvimento tecnológico do século XX . Para Friedrich e Brzezinski , o totalitarismo é uma forma de ?? autocracia baseada em cima moderna tecnologia e massa legitimação ??, sendo a marca registrada de todos regime autocrático que ?? o governante é não prestar contas a ninguémoutra coisa para que eu não ?? ; 5 portanto, o totalitarismo é sempre uma ditadura . O ditador totalitário teria também a distinção de ser ?? Ambos governante e alta padre . I Interpreta autoritariamente as doutrinas sobreQual o movimento repousa ??. 6 Com esta declaração, os autores referem-se à natureza do líder totalitário, que não coincidem totalmente com qualquer um dos três tipos de liderança categorizados por Weber. Para além destes 6 fatores, Friedrich e Brzezinski mencionado dois adicionais, normalmente relacionada com a natureza dos regimes autoritários: o controle administrativo do sistema judicial e aplicação de uma política externa claramente expansionista . Os autores ênfase especial no segundo aspecto, observando que muitas vezes a política externa ousada de regimes totalitários gerado preocupação internacional e é difícil de manusear pelos outros países, especialmente democrático. 7 A natureza dos objectivos de um esquema totalitário torna muito difícil a possibilidade de alcançar um relativo equilíbrio na política internacional através de mecanismos diplomáticos convencionais uma vez que estes seriam utilizados pelo regime para conseguir vantagens táticastemporárias. 8

...

Baixar como (para membros premium)  txt (110.6 Kb)   pdf (524.2 Kb)   docx (63 Kb)  
Continuar por mais 68 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com