TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sociologia Geral

Por:   •  9/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 4

Trabalho 1 – Sociologia Geral (CRP 297)

Turma 2

Grupo:

Giovanna Ostorero Egydio - 7699

Giovanna Rodrigues Sacramento - 6848

Gustavo Junior Lessa - 7315

Hanna Nascimento Marangoni - 6785

Hernando Assunção - 7717

Isadora Rodrigues Silva - 7189

Questão 1

O mundo social é formado por realidades objetivas (concretas) que são construídas e entendidas através de subjetividades. Discuta as proposições das relações sociais e as etapas da ação humana.

A realidade da vida cotidiana é decifrada a partir do local de origem de cada indivíduo, podendo ser interpretada de diferentes formas de acordo com o ponto de vista de quem a observa. Nós, seres humanos, compreendemos as relações sociais a partir de quem nós somos, das nossas raízes e práticas cotidianas. É essa compreensão sobre as interações sociais que nos torna capazes de interpretar a realidade ao nosso entorno.

Toda representação da realidade é acompanhada de uma intenção e se dá a partir de duas concepções: significado e significante. O significado é sempre algo concreto, uma vez que parte de um propósito. Enquanto o significante é algo subjetivo, pois parte de suposições divergentes. E é entre essa relação de significado e significante que se constrói a realidade e as relações sociais, fazendo com que o mundo se torne coerente para nós.

A título de exemplo, uma ação planejada por um grupo filantrópico com a intenção de suprir certa necessidade de uma população carente tem um significado concreto para esse grupo. Porém, a partir do momento que essa ação chega na sociedade, ela chega de uma forma absolutamente subjetiva, porque cada indivíduo vai interpretá-la de uma forma distinta, de acordo com os seus interesses e subjetividades.

Em conclusão, nós interpretamos um determinado objeto através de leituras, um processo filosófico denominado hermenêutica. Essas leituras são particulares e essenciais para o entendimento de mundo de cada indivíduo inserido em uma sociedade. Sendo assim, nós vivemos em uma realidade concreta, mas a interpretamos de modo totalmente abstrato, uma vez que essa realidade é construída a partir de relações sociais repletas de sentidos subjetivos.

Questão 2

A sociedade é um produto humano, e é uma realidade objetiva, e os homens são produtos sociais. Escreva sobre os processos de formação das relações sociais e suas etapas de linguagem e legitimação.

Filósofos como Aristóteles e Marx descrevem o ser humano como um ser social. A principal ideia que esses pensadores possuem em comum e que faz com que afirmem tal condição é de que a formação do ser humano decorre de um processo de socialização, tendo em vista que os homens possuem a necessidade de estar em sociedade e não podem ser privados disso.

Desse processo derivam-se as relações sociais humanas e essas se dão através da linguagem, seja ela corpórea ou falada. É por meio dessa linguagem que os processos de interações sociais do cotidiano são construídos e legitimados. Partindo da ideia de que vivemos em um mundo composto por diversas realidades, nós também nos entendemos como pessoas múltiplas e assim nos travestimos de diferentes personalidades conforme o contexto em que estamos inseridos.

Tendo como exemplo, a maneira que nos portamos no ambiente de trabalho, não é a mesma com que agimos quando estamos em um bar com nossos amigos. Nós nos adequamos a diferentes realidades por questão de sobrevivência, adaptação ao meio e para que possamos ser notados e legitimados pelas outras pessoas, visto que só conseguimos nos autoconhecer através das leituras que os outros fazem de nós, trazendo isso quase como uma condição de existência, e isso só é possível em virtude do significado e significante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (57.6 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com