TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Fisioterapia Aquática

Por:   •  30/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  737 Palavras (3 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Fisioterapia Aquática

(Parte Escrita)

Prof(a): Lidiane Carine Lima Santos Barreto

Alunos: Ane Carolaine Cavalcante Correa; Iris Prado Santos; Kaio Alecsander Mendonça Santos; Karen Mariany Santos Cruz; Maria Ana Costa Dos Santos; Nayana Ribeiro Fontes; Raquel Mendes Prado; Sandra Letícia Lima De Alcântara; Sandy Yasmim Souza Vieira.

Paciente adulto neurológico

Idade: 50 anos

Gênero: Feminino

Diagnóstico clínico: DR (Doença de Parkinson)

Limitações: Reflexos lentos, andar arrastados, tremores, movimento descontrolados, etc..

Objetivo: Melhorar a rigidez muscular, desenvolver flexibilidade, instabilidade da postura, coordenação e lentificação, diminuição nas algias e melhorar as AVD.

Passo a passo do exercício de marcha: Em fila, o fisioterapeuta irá segurar posteriormente, na cintura do paciente. Em seguida, pedirá para o paciente ficar em um pé só por alguns segundos, suspendendo a outra perna com o joelho flexionado. Com a rotação de tronco, o paciente levará alternadamente as mãos ao joelho que está fixado em solo, elevando os braços esticados para frente, lado e trás, alternando também, a perna para trabalhar extensões e flexões de coxa e plantares.

Efeitos fisiológicos da imersão: A ação terapêutica da água aquecida acarreta aumento do metabolismo e diminuição da tensão muscular, proporcionando um ambiente agradável, confortável e relaxante. Além disso, um dos efeitos provocados pela imersão em meio hídrico seria o aumento dos níveis de dopamina no sistema nervoso central, que se mantêm por algumas horas após a imersão com a água aquecida que aumentam os níveis de dopamina circulante, favorecendo o aprendizado motor.

Paciente Criança

Idade: 6 anos

Gênero: Feminino

Diagnóstico Clínico: Paciente com paralisia cerebral do tipo hemiplégica espástica no lado direito do corpo.

Limitação funcional/Disfunção: Dificuldade de realizar movimentos no hemicorpo afetado, déficit de equilíbrio e coordenação.

Objetivos: Ganhar ADM do membro afetado, trabalhar equilíbrio e coordenação e possibilitar uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Passo a passo de como realizar o exercício: O fisioterapeuta atrás do paciente com o contato manual na região posterior da cervical e no dorso da mão, dando estímulo para abdução com comando verbal, abra dedos, mãos e braços, levantando-a para trás da cabeça.

Efeitos fisiológicos da imersão: A hidroterapia promove bons resultados, porque através da água podem ser realizados movimentos que não podem ser feitos fora dela, facilitando as condutas que favorecem o fortalecimento muscular e ganho de amplitude de movimento.

Paciente Idoso

Idade: 73 anos

Gênero: Feminino

Diagnóstico Clínico: Lombalgia.

Limitação Funcional/Disfunção: Dor apresentada ao caminhar e ao realizar extensão completa do tronco, com maiores ênfase no período da manhã.

Objetivos: Proporcionar o fortalecimento em especial da musculatura abdominal, relaxamento, melhora do alinhamento e da estabilidade do tronco e aumento da amplitude do movimento.

Execução do exercício: Paciente com ou sem caneleira aquática em membros inferiores, braços apoiados na barra de ferro ou na borda da piscina. As pernas ficarão um pouco elevadas para fora da água. Com o comando verbal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com