TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trajetória Histórica Brasileira: Desenvolvimento Do Serviço Social

Artigo: Trajetória Histórica Brasileira: Desenvolvimento Do Serviço Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2014  •  3.017 Palavras (13 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CARACTERÍSTICA DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 5

2.1.1 POSTURA SOCIAL FRENTE ÀS POLÍTICAS NO PERÍODO DE 1960 A 1980 5

2.1.1.1 A EMERGÊNCIA DO SERVIÇO SOCIAL ENQUANTO PROFISSÃO 6

3 OSERVIÇO SOCIAL NO BRASIL 7

3.1 OSERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE 8

4 COMPORTAMENTO DO GRUPO NO PERÍODO DE 1960 A 1980 8

4.1 PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA - PBF 9

CONSIDERAÇÕES FINAIS 10

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 12

INTRODUÇÃO

Neste trabalho acadêmico, compreendo a importância de se pesquisar a trajetória histórica brasileira: Enfatizando as faces do período de 1960 a 1980 sob o enfoque das politicas sociais e desenvolvimento do serviço social, após pesquisar e avaliar os fatos desenvolvendo e fazendo a conclusão de forma critica o posicionamento brasileiro do período mencionado acima, compreendo que o Assistente Social Serviço Social teve e tem uma grande missão no desenvolvimento dessa trajetória que é trabalhar as relações no dos mais diversos campos da sociedade.

A dominação imensurável da qual a classe trabalhadora é acometida, resulta dos novos padrões de acumulação, inspirados na mundialização da economia, e na globalização, operada, segundo Iamamoto (2008) pelo capital transnacional e investimentos financeiros. Após a Guerra Fria e no alvorecer do século XXI, a economia sob a hegemonia do império norte-americano sofre profundas mutações. Mudanças estas acionadas pelos grandes grupos das industriais transnacionais, passando a operar com o capital que rende juros "[...] bancos, companhias de seguro, fundos de pensão, fundos mútuos e sociedades financeiras de investimentos" (IAMAMOTO, 2008, p. 107).

Todo esse processo recebe respaldo dos Estados nacionais e são fortemente consolidados por meio da força de trabalho, ou seja, cria-se a acumulação do capital por meio dos únicos que não os desfrutam e que ainda são chamados a participar deste acúmulo pagando os impostos e vendendo seu único meio de subsistência, sua força de trabalho.

Assim, na atualidade, o trabalho no mundo capitalista não ocorre apenas com a transformação direta da natureza, mas em todo processo de produção de mais-valia, pois é neste processo que ocorre a concentração do capital e sua expansão/consolidação. Para explicar esses levantamentos históricos é necessário voltar ao passado para se aprofundar e conhecer como se desenvolveu a politica social e saber a emergência do Serviço Social enquanto profissão.

2. DESENVOLVIMENTO.

As políticas sociais brasileiras são enfatizadas através da reforma constitucional que aborda os aspectos relevantes da constituição de 1988, sendo apresentados alguns conceitos sobre: Politicas sociais, direitos, direitos sociais, e ainda expor características fundamentais sobre a realizada de social do brasil. Desta forma ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social no ano de 1970, o Brasil passa pelo período conhecido como milagre econômico, onde houve uma internacionalização de influencias de grandes indústrias, se instalando no país.

Todas essas conquistas foram resultados de um longo processo permeado por um conflituoso período de mobilização sociopolítica que marcaram a década de 1970 e 1980. A partir desta trajetória, objetivou-se ampliar o envolvimento de alguns atores sociais que tiveram participação decisiva nos processos implementação das politicas sociais, respondendo as demandas que existiam em torno da descentralização e democratização do estado Brasileiro. Período em que as políticas públicas são vistas como estratégicas de governo. As características dessas políticas sociais, como a grande expansão da industrialização internacional 1964, data em que, segundo (Pereira (2012) “a politica social foi amplamente utilizada como compensação”.

A década de 1960 pode ser dividida em duas partes. A primeira, de 1960 a 1965, marcada por um sabor de inocência e até de lirismo nas manifestações socioculturais, e no âmbito da politica é evidente o idealismo e o entusiasmo no espirito de luta do povo. A segunda, de 1966 a 1968 (porque 1969 já apresenta o estado de espirito que definiria os anos 70), em um tom mais ácido, revela as experiências com drogas, a perda da inocência, a revolução sexual e os protestos juvenis contra a ameaça de endurecimento dos governos. É ilustrativo que os Beatles, banda que existiu durante toda a década de 60, tenha trocado as doces melodias de seus primeiros discos pela excentricidade psicodélica, incluindo orquestras, letras surreais e guitarras distorcidas. “I want to hold your hand” é o espirito da primeira metade dos anos 60. “A day in the life”, o espírito da segunda metade.

2.1 CARACTERISTICAS DAS POLÍTICAS SOCIAIS BRASILEIRAS NO PERIODO DE 1960 A 1980

Pode ser destacada a existência de três padrões distintos de mudança social no país. O primeiro, identificado durante as décadas de 1960 e 1970, revela a elevada expansão da renda nacional per capita combinada com a forte expansão da desigualdade de renda pessoal, enquanto o segundo padrão, ocorrido entre os anos nacional per capita e contenção da desigualdade num elevado patamar de exclusão social. Por fim, o terceiro padrão de mudança social que se encontra em curo desde 2004 demarca a inédita combinação do crescimento da renda nacional per capita com a redução da desigualdade pessoal na renda.

As principais características deste movimento recente de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com