TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tropa De Elite

Exames: Tropa De Elite. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2013  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 2

1. O que é cultura?

De acordo com o Dicionário Prático de Pedagogia (p.74) Cultura é o conjunto de características humanas que são adquiridas, preservadas ou aprimoradas por meio da comunicação, da integração dos indivíduos na sociedade.

2. Quais são as manifestações culturais apresentadas no filme Tropa de Elite?

Diante da apresentação do filme e das leituras propostas compreendemos que o filme Tropa de Elite remete manifestações culturais contraditórias em relação a cultura democrática, a qual tanto se defende no mundo atual. Pois embora a Constituição de 1988 defenda a igualdade de direitos, o que se percebe no filme é a cultura da violência, da injustiça, da descriminação, da corrupção entre outros aspectos que inversão nossos direitos conquistados.

O filme retrata a negação dos direitos, haja vista, que, no art. 6º da Constituição Federal (1988) assevera que: “São direitos sociais: a educação, a saúde, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a maternidade e a infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição (BRASIL, 2011).

Apoiado nesta assertiva, destacaremos a questão da "segurança" não que os demais direitos, não mereçam uma discussão nesta instância, mas por focarmos a cultura da insegurança tanto dos que deveria nos favorecer a segurança no caso da polícia, a qual no filme retrata bem o abuso de poder desse profissional, que corrompe e é corrompido, que puni por lei própria, que mata, isto é, que ditam as regras, claro que não podemos generalizar, pois não são todos que demonstra esse perfil, mas que a na grande maioria a realidade é o que o filme nos mostra.

Percebemos também a insegurança movida pela própria população, a qual, não diz respeito apenas ao pobre favelado, mas pessoas da alta burguesia, sendo que esta quando descoberta "está com problemas psicológicos", e o favelado quando descoberto "é um bandido de alta periculosidade".Essa discriminação podemos perceber quando os universitários que vão para a favela adquirir drogas caminhão pelas ruas dos bairros nobres e não são barrados pelos policiais, mas quando os jovens das favelas dessem o morro são logo revistados, estas são cenas que nos demonstram a cultura da descriminação, em qual só a classe menos favorecidas são usuários de drogas, traficantes, bandidos, em fim são a sujeira da sociedade.

Tais culturas explicita no filme torna-se visíveis nas mídias, as quais não cita nem os nomes dos indivíduos, mas se dita da seguinte forma: "morre mais um bandido em confronto com a polícia".

Vale salientar que embora o filme focaliza bem o caráter contraditório da igualdade de direito (descriminação/injustiça) e da segurança ( trabalho equivocado da policia), não torna distante a discussão da garantia dos outros direitos asseverados na CF de 1988, mas cabível há várias reflexões. Porque a cultura da violência aumenta cada vez mais no nosso cotidiano? O que leva o aumenta da violência? Porque ainda há discriminação se os direitos são iguais? O que leva a corrupção? Quem é a vítima desta realidade?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com