TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UM OLHAR HISTÓRICO

Por:   •  27/8/2022  •  Artigo  •  3.910 Palavras (16 Páginas)  •  69 Visualizações

Página 1 de 16

UM OLHAR HISTÓRICO

Kelly Karolyne Barreiros Oliveira ¹

RESUMO
 Patrimônio Histórico consiste em tudo que abrange uma cultura, costumes, valores, entre outros. Em sua maioria das vezes, tudo que consiste e colabora para a existência de uma sociedade única e ímpar. O presente trabalho apresenta a importância da valorização cultural, seja ela nacional ou mais ampla. Haja vista, houve a necessidade de pontuações conceituadas para o necessário entendimento sobre patrimônio histórico, memória, origens, etc. Para tanto, foram importantes pesquisas bibliográficas como fundamentação teórica já que são organizadas, confiáveis e já contém dados que podem ser compilados e selecionados para o enfoque. Ademais, houve ainda um adendo sobre a formação da cidade de Teixeira de Freitas, no Extremo Sul Baiano. O presente trabalho tem por objetivo explanar sobre a importância da valorização cultural e histórica, importância essa, que foi levada em consideração quando a Constituição Federal de 1988 modificou e ampliou o seu significado, e que deve ser tão importante quanto nos dias atuais.

                

PALAVRAS – CHAVE: Patrimônio Histórico; Patrimônio Cultural; Teixeira de Freitas;

ABSTRACT
Historical Heritage consists of everything that encompasses a culture, customs, values, among others. Most of the time, everything that consists and contributes to the existence of a unique and unique society. The present work presents the importance of cultural valorization, be it national or broader. In view, there was a need for conceptual scores for the necessary understanding of historical heritage, memory, origins, etc. For that, bibliographic researches were important as a theoretical foundation since they are organized, reliable and already contain data that can be compiled and selected for the focus. In addition, there was also an addendum on the formation of the city of Teixeira de Freitas, in the extreme south of Bahia. This paper aims to explain the importance of cultural and historical valorization, an importance that was taken into account when the Federal Constitution of 1988 modified and expanded its meaning, and which should be as important as it is today.


KEYWORDS: Historical Heritage; Cultural Heritage; Teixeira de Freitas;

1 INTRODUÇÃO

É de conhecimento geral que Teixeira de Freitas passou por inúmeras transformações para chegar ao nível de desenvolvimento que está hoje. Podemos levar em consideração que toda cidade tem a sua história e a chamamos de patrimônio cultural. Para tanto, é necessário que haja consciência da importância das memórias passadas, então, guarda-las é essencial. Por isso, faz-se necessário relembrar alguns fatos importantes.

Teixeira de Freitas é atualmente considerada a capital do extremo sul baiano em decorrência do grande nível populacional e, também, pelo PIB (Produto interno Bruto) elevado, levando em consideração as cidades da região que corresponde ao extremo sul baiano. Haja vista, para tanto, como todas as outras cidades, Teixeira possui uma trajetória histórica e cultural.

O presente trabalho tem como ponto principal o destaque conceituado sobre o que é patrimônio histórico, cultural e memorial. Outrossim, são pontuados os marcos históricos como a Constituição Federal de 1988, UNESCO, IPHAN, dentre outros. Além disso, ainda é citado o inicio da valorização cultural brasileira.

Para valorizar algo, é necessário entender.  Dessa forma, esse artigo trás dados para essa análise e conclusões a respeito do enaltecimento cultural e sua importância para a consolidação nacional. Por conseguinte, ainda há um recorte regional para melhor compreensão e assimilação dessa problemática.

2 ORIGENS DO TERMO PATRIMÔNIO

        Segundo Gonçalves Sousa, especialista em história patrimonial:

“Em seu significado mais primitivo, a palavra patrimônio tem origem atrelada ao termo grego pater, que significa “pai” ou “paterno”. De tal forma, patrimônio veio a se relacionar com tudo aquilo que é deixado pela figura do pai e transmitido para seus filhos. Com o passar do tempo, essa noção de repasse acabou sendo estendida a um conjunto de bens materiais que estão intimamente relacionados com a identidade, a cultura ou o passado de uma coletividade”. (SOUSA, 2016).

O significado desse termo possui uma denotação um pouco distorcida de sua origem primitiva, pois, atualmente entende-se por patrimônio tudo aquilo que rege ou influencia o cotidiano do ser constituinte de determinado grupo, no qual é herdado de seus ancestrais, portanto, ao invés de se restringir ao meio familiar, o termo atual é mais abrangente ao se alocar centenas, milhares ou até milhões de pessoas num único ser cultural (a depender das raízes culturais que serão exemplificadas).

2.1 PATRIMÔNIO CULTURAL

“Através do patrimônio cultural é possível conscientizar os indivíduos, proporcionando aos mesmos a aquisição de conhecimentos para a compreensão da história local, adequando-os à sua própria história”. (Declaração de Caracas, 2016).

O Patrimônio Cultural de uma região ou de uma comunidade é composto de expressões materiais e espirituais, incluindo o meio ambiente natural. Através do reconhecimento da importância intransponível que um patrimônio material ou imaterial possui na explicação da existência do ser humano como ser social, é possível compreender o quão importante é a sua preservação pelas instituições não governamentais bem como as atreladas ao poder público. Alguns indivíduos erroneamente acreditam que a expressão “patrimônio cultural” se resume de forma única a construção de monumentos e esculturas, porém, essa concepção é muito superficial. Sendo assim, as instituições preservadoras buscam meios de explicação mais instrutivos para uma melhor conceituação de patrimônio dado que, o seu correto significado é muito mais amplo.

Segundo Reiner Sousa:

“Avançando pelo século XX, observamos que as noções sobre o espaço urbano, a cultura e o passado, foram ganhando outras feições que interferiram diretamente na visão sobre aquilo que pode ser considerado patrimônio. Sobre tal mudança, podemos destacar que a pretensa capacidade do patrimônio em reforçar um passado e uma série de valores comuns, acabou englobando outras possibilidades que superaram relativamente o interesse oficial do Estado e as regras impostas pela cultura erudita” (SOUSA, 2016).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.7 Kb)   pdf (135.9 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com